MAPFRE Saúde lista cinco fatores geradores do câncer de mama

Exame de mamografia é o mais eficaz para prevenção da doença.

São Paulo, 23 de outubro de 2018 – O câncer de mama é o segundo tipo de doença mais frequente no mundo e o mais comum nas mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, mais de 59 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados no Brasil.

Além disso, é preciso lembrar que apesar de raro nos homens, o câncer de mama também afeta o sexo masculino.

“Em termos epidemiológicos, em cada 8 a 10 mulheres, uma desenvolverá a enfermidade ao longo de sua vida. Geralmente, o câncer de mama está relacionado a condições hormonais, ou seja, em certos casos, as células da mama podem multiplicar-se desordenadamente, levando a mutações que causam o aparecimento do câncer”, comenta o médico Roberto Cury, responsável técnico da MAPFRE Saúde.

O especialista também listou os cinco grandes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Confira a lista abaixo:

Idade – O risco de desenvolver a doença aumenta à medida em que a mulher envelhece, sendo que a maioria dos canceres evolui nas pacientes com mais de 50 anos. Contudo, em sua maioria, os casos da enfermidade ocorrem entre os 40 e 59 anos.

História pessoal – Geralmente, uma mulher que já teve câncer de mama em um seio corre um risco maior de desenvolve-lo na outra mama.

Histórico familiar – O câncer é mais frequente em mulheres que tenham parentes de primeiro grau (mãe e irmãs) que já foram diagnosticados com o câncer de mama ou de ovário, especialmente antes dos 50 anos.

Caso mais de um familiar do primeiro grau tenha desenvolvido a doença, o risco é cinco vezes maior do que o normal.

Outro ponto importante nesse fator de risco está relacionado também aos parentes próximos (avós, tias e tios, sobrinhos e sobrinhas, netos e primos) que possam ter desenvolvido o câncer em ambos os seios ou de ovário.

Além disso, se uma mulher jovem ou homem da família desenvolveu câncer de mama, é fundamental conversar com seu médio. Isso pode ser um sinal de que a família carrega uma mutação genética hereditária da doença.

Hormônios – A exposição prolongada aos hormônios como estrogênio e progesterona aumenta o risco de câncer de mama. Por exemplo, mulheres que menstruaram antes dos 11 anos de idade ou que passaram pela menopausa após os 55 anos têm mais chances de desenvolver o câncer.

Estilo de vida – Mulheres na pós-menopausa com excesso de peso ou obesas correm o risco de desenvolver a enfermidade.

Diante disso, a MAPFRE Saúde ressalta que a prevenção, por meio do autoexame e a realização da mamografia anualmente, pode detectar possíveis anormalidades ou nódulos nos seios logo no início, o que aumentam as chances de cura.

FONTE: Mapfre Seguros