Mais de 20 mil veículos fiscalizados na Viagem Segura do feriado de finados

Apesar do esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 203 acidentes nos quatro dias da Viagem Segura, que resultaram em 152 feridos e 12 mortos.

A 95ª edição da Operação Viagem Segura realizada no feriado de finados encerrou-se à meia-noite do domingo (4), com 20.273 veículos fiscalizados por Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e também pela Polícia Rodoviária Federal.

Juntos, os órgãos registraram 9.018 autuações. Desde quinta-feira (1), foram recolhidos 529 veículos e 172 carteiras de habilitação irregulares.

Os órgãos de fiscalização realizaram 3.274 testes de etilômetro e autuaram 49 condutores por embriaguez, sendo que oito, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias (16,3%). Outros 117 foram autuados por recusa ao teste.

Todos esses 166 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir em desfavor do infrator.

Apesar do esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 203 acidentes nos quatro dias da Viagem Segura, que resultaram em 152 feridos e 12 mortos no local (média de três por dia).

No ano passado foram cinco mortes no trânsito durante os cinco dias de operação, mas o total de vítimas fatais chegou a 16 em 2017, considerando-se as que aconteceram até 30 dias após o acidente.

Ação na rodoviária e Megablitz

Na manhã de quinta (1), servidores do DetranRS, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, DAER e EPTC, acompanhados de integrantes do Lions Club, realizaram ação educativa na estação rodoviária de Porto Alegre, alertando para a importância da utilização do cinto de segurança também nos ônibus. Foram atingidos 720 passageiros em abordagens a 25 ônibus.

À noite, como já é tradicional na Capital, ocorreu a Megablitz, somando os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura. De quinta para sexta-feira, DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil, EPTC e Guarda Municipal realizaram fiscalização conjunta na Capital, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação aqueles motoristas sem condições de dirigir.

A blitz foi montada na avenida Alberto Bins, nas proximidades do nº 954. No total foram fiscalizados 176 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Operação Viagem Segura. Os órgãos de trânsito autuaram 18 condutores por dirigir sob a influência de álcool, ou por recusa ao bafômetro.

Sobre a Viagem Segura

Um dos principais programas de segurança no trânsito do estado, a Operação Viagem Segura reúne órgãos de fiscalização e instituições parceiras para prevenir acidentes nos feriados e principais datas comemorativas.

Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil reforçam a fiscalização e promovem ações de conscientização com o apoio da ANTT, DNIT, Cetran/RS, DAER, EGR, Metroplan e Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.

Desde o feriado da Proclamação da República de 2011, quando teve início a Operação Viagem Segura, foram realizadas 95 operações, com mais de 5,3 milhões de veículos fiscalizados e 217,1 mil testes de etilômetro realizados.

Foram registradas 981 mil infrações, sendo mais de 19,3 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu mais de 91,1 mil veículos e 25 mil carteiras de habilitação irregulares.

Fonte: Detran/RS – Foto: Leandro Osório Palácio Piratini