Corretor de Seguros precisa se diferenciar e não deve apenas passar preço

Mais do que apenas passar o preço de uma cotação para o segurado, o corretor de seguros precisa prestar um serviço de consultoria para o cliente. Quem não o fizer acabará encontrando grandes dificuldades nos próximos anos.

A opinião é do presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, que, em entrevista exclusiva ao CQCS, falou sobre o que os corretores devem fazer para agregar valor aos seus serviços.

“Primeiro, ele precisa fazer um trabalho de pesquisa e apresentar para o cliente o melhor custo-benefício. Depois é preciso explicar as vantagens de cada proposta e ajudar o segurado a encontrar a melhor proteção”, opina.

Para o dirigente, também são aspectos importantes em uma proposta para o cliente: português correto, boa apresentação e identificação do profissional clara e completa. “É preciso garantir que a apólice entregue tudo que foi apresentado na proposta. O trabalho do corretor vai além de passar preço: é preciso ser um consultor de verdade”, conclui.

Outra liderança do setor que alerta para o perigo de o corretor apenas passar preço é o presidente do Sincor-PE, Carlos Valle. O dirigente lembra que máquinas também podem fazer esse serviço, com menor custo e mais eficiência. “O corretor precisa se diferenciar, mostrar valor.

A pessoa que só compra preço tem mais dificuldade de vender qualidade. Se eu, corretor de seguros, como consumidor, só enxergo preço, vou ter também dificuldade de vender qualidade”, pondera.

Valle aconselha os profissionais da categoria a atuarem como consultores, analisando as necessidades de cada cliente e oferecendo as melhores opções de proteção. “A questão do olho no olho é o ponto inicial, mesmo que seja por e-mail ou WhatsApp. Mas precisamos conhecer os nossos clientes e oferecer o que é melhor pelo melhor preço, e não apenas pelo menor”, ensina.

FONTE: CQCS | Ivan Netto