Sérgio Rangel coordenará nova cátedra de Previdência Complementar Fechada na ANSP

A primeira reunião da nova cátedra de Previdência Complementar Fechada da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP ocorrerá no dia 07/11/2018 em São Paulo, na sede do SINDSEG-SP. A referida cátedra será conduzida pelo catedrático Sérgio Rangel, atuário, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e consultor sênior da Mirador Atuarial, que terá a responsabilidade de coordenar um grupo de acadêmicos da ANSP juntamente com o apoio de outros intelectuais para tratar, discutir e produzir conhecimentos científicos pertinentes ao setor de Previdência Complementar Fechada no Brasil. Segundo Sérgio Rangel “ficamos com a enorme responsabilidade de coordenar o processo de estruturação da nova cátedra, o desafio é imenso, porém estamos entusiasmados com a nossa missão, que não é individual, mas sim coletiva, visto que o princípio da ANSP é voltado para a produção e o compartilhamento de conhecimento entre os acadêmicos e a sociedade”.

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), também denominadas de Fundos de Pensão, administram Planos de Benefícios que estão disponíveis para as pessoas que possuem algum tipo de vínculo com o Patrocinador/Instituidor. Tais planos se consolidaram nas últimas décadas como importantes instrumentos da política de recursos humanos tanto das empresas patrocinadoras vinculadas à administração pública, quanto, modernamente, das empresas privadas. Segundo dados divulgados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC, dados referentes ao 2ª semestre de 2018, o sistema administra R$ 850 bilhões em ativos, por meio de 300 EFPCs.

A cátedra iniciará os seus trabalhos com uma matriz ampla de possibilidades e de temas para pesquisa. Segundo Rangel, a “Previdência Complementar Fechada deverá se adaptar aos novos tempos, aos novos paradigmas do mercado de trabalho”. O catedrático cita também a autorregulação em governança, o fomento do sistema e o compartilhamento de riscos com as Companhias Seguradoras e Resseguradoras como temas prioritários para o desenvolvimento da nova cátedra. Finalizando, Rangel ressalta que “a poupança previdenciária é um patrimônio a ser preservado, incentivado e protegido por todos”.

A Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP é uma associação sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento institucional do Seguro, da Previdência Complementar e das instituições afins. Fundada em 1993, a ANSP tem em sua estratégia de atuação a formação e a pesquisa, sendo, portanto, um centro permanente de estudos, cujo foco principal está voltado para o desenvolvimento das cátedras.
Fonte: Mirador Atuarial