Aquisições e fusões vão se intensificar no setor de seguros

A maioria dos executivos de grandes empresas afirmou que há planos dessa natureza para os próximos três anos.

A coluna Mercado Aberto, da Folha de S. Paulo, informa que as aquisições e fusões vão se intensificar no setor de seguros, segundo a consultoria KPMG, que fez um estudo global sobre o tema.

A maioria (80%) dos executivos de grandes empresas afirmou que há planos dessa natureza para os próximos três anos.

A principal razão para o movimento é a intenção de mudar a maneira como as operadoras obtêm suas receitas, o que a consultoria chama de modelo de negócios. “As maiores empresas do setor querem comprar outras que deem a elas novas capacidades”, afirma Fernando Mattar, sócio da KPMG.

Adquirir concorrentes para ficar com a base de clientes também é um motivo, mas o menos comum na lista dos apresentados. A concentração deverá levar mais tempo para acontecer no Brasil, diz Mattar, pois há incertezas econômicas.

FONTE: Folha de S. Paulo via SindSeg SP