O que a população brasileira pensa sobre o trânsito no país?

Engarrafamentos constantes, leis de trânsito cada vez mais rígidas, elevado número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT… diante desse cenário, o que os brasileiros pensam sobre o trânsito no país? Reconhecendo seu papel de apoiar a construção de um trânsito cada vez mais seguro para todos, a Seguradora Líder, em parceria com o Instituto Datafolha, foi às ruas para realizar uma pesquisa que mensurou a percepção dos brasileiros em relação ao seu comportamento no trânsito. E adivinha só? A gente reuniu os resultados para você aqui embaixo! É só continuar acompanhando.

Por dentro da pesquisa com o Instituto Datafolha

Estimular uma reflexão acerca da educação no trânsito foi um dos principais objetivos da pesquisa realizada em parceria com o Instituto Datafolha, que entrevistou 2.606 pessoas de todas as classes sociais por todo o Brasil. Além de mensurar o nível de conhecimento da população sobre o Seguro DPVAT, a pesquisa também apurou quais as infrações de trânsito que os brasileiros acreditam que aumentaram nos últimos dois anos, e se as penas devem ser mais duras para quem não respeita as leis. Bastante abrangente, não é mesmo?

Qual é a opinião da população sobre a educação no trânsito?

Uma das principais conclusões da pesquisa é que a população brasileira demonstra ser consciente quanto às situações que podem causar acidentes de trânsito, especialmente quanto ao uso do celular e o consumo de álcool. Os resultados mostram que cerca de 78% da população brasileira acredita que o uso do celular ao dirigir provoca acidentes de trânsito; 70% que o consumo de álcool também é responsável pela ocorrência de acidentes; 80% que as penas deveriam ser mais duras e 50% que a fiscalização atual de trânsito é insuficiente. E você, concorda com esses dados? Conta para a gente!

O que uma campanha sobre educação no trânsito deveria abordar?

Já que a gente continua falando sobre educação por aqui, chegou a hora de compartilhar os resultados sobre o que a população pensa que uma campanha para conscientizar as pessoas sobre educação no trânsito deveria abordar. Para 52% da população, essas campanhas deveriam ser mais informativas, mostrando as penalidades e multas para os condutores em casos de infrações graves no trânsito e, para 26%, deveriam mostrar acidentes e suas consequências da forma mais racional possível. E você, compartilha da mesma opinião?

Será que os brasileiros conhecem o Seguro DPVAT?

Através da pesquisa também medimos o nível de conhecimento da população brasileira sobre o Seguro DPVAT. E os resultados são positivos: 83% dos entrevistas afirmaram conhecer o benefício. E não para por aí! Entre as principais características reconhecidas pelos brasileiros sobre o Seguro DPVAT, estão o fato que qualquer pessoa que seja vítima de um acidente de trânsito que envolva danos pessoais tem direito ao benefício e que o Seguro é direcionado para motoristas, passageiros e pedestres. Bem legal, não é?

Através dos resultados da pesquisa, que você confere clicando aqui, nós queremos estimular uma reflexão sobre o que podemos fazer, juntos, para mudar os aspectos negativos do trânsito brasileiro, transformando a segurança no trânsito em realidade. Para isso, precisamos ir além dos dados: queremos ouvir a sua opinião! Conta para a gente: o que pensa que pode ser feito para melhorar o trânsito? Qual é a sua contribuição para que isso aconteça? Deixe sua opinião aqui embaixo nos comentários. Esperamos por você!

Fonte: Viver Seguro no Trânsito