Atenção Primária à Saúde será discutida pela FenaSaúde

Entidade lançará cartilha didática sobre o tema para esclarecer o conceito e apontar os caminhos para adoção do modelo.

Sudeste – O modelo de atenção à saúde predominante hoje na saúde suplementar é baseado no livre acesso a especialistas e tem foco no tratamento da doença. O resultado dessa forma de trabalho resulta em ineficiência no atendimento e gera desperdícios no sistema de saúde.

Para mudar esse quadro de atendimento médico fragmentado, a FenaSaúde defende a adoção da Atenção Primária à Saúde (APS), que, em sua essência, está voltada para o atendimento holístico do cidadão, com foco em ações de prevenção e promoção à saúde.

Seguindo um movimento mundial, a Federação debaterá os benefícios e os desafios da atenção primária no 4º Fórum da Saúde Suplementar, nos dias 22 e 23 de outubro, no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Nesse evento, a Federação lançará cartilha didática sobre o tema para esclarecer o conceito e apontar os caminhos para adoção desse modelo.

“A ideia principal é que o beneficiário passe a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar liderada por um médico de família, que, quando necessário, encaminha para o atendimento especializado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando todas as nações e os seus povos para ecoar e agir em prol do movimento da Atenção Primária à Saúde, por reconhecer ser a única forma sustentável de garantir equidade, acesso e integralidade na assistência à saúde”, ressalta a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Para falar sobre o tema no Fórum, o palestrante internacional Lewis Sandy, vice-presidente Sênior da UnitedHealth Group, comandará o painel ‘Como fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) nos planos de saúde’, apresentando propostas para fortalecer o modelo assistencial de atendimento na saúde suplementar.

Este ano o tema do Fórum é ‘O desafio da eficiência em saúde: um debate inclusivo’. Os participantes discutirão ainda estratégias de enfrentamento do aumento dos custos na área da saúde, os dilemas da saúde no mundo, a economia e a saúde no cenário brasileiro, e o futuro da informação.

Serviço: Evento: 4º Fórum de Saúde Suplementar Data: de 22 e 23 de outubro Local: Windsor Convention & Expo Center, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Programação e inscrições: clique aqui.

https://eventos.cnseg.org.br/eventos/evento/4-forum-da-saude-suplementar/#plans.

Fonte: Revista Apólice