Novas tecnologias ajudam bons motoristas a conseguirem descontos em seus seguros

Telemetria é um sistema de monitoramento utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio. Atualmente, é aplicada em muitos ramos, como na agricultura, na meteorologia ou na Formula 1, por exemplo, através de sensores espalhados por diversos pontos dos carros, para coletar dados e identificar problemas de performance nas corridas. E agora, essa tecnologia também está sendo usada pelas seguradoras.

Pioneira no uso da telemetria com o objetivo de fornecer precificação cada vez mais personalizada ao consumidor, a Liberty Seguros lançou no ano passado o aplicativo Direção em Conta, que por meio da tecnologia da telemetria avalia individualmente a forma como cada motorista dirige para conceder descontos em seus seguros.

O app, que já avaliou mais de 5 milhões de quilômetros rodados por seus usuários, identifica automaticamente quando os condutores estão dirigindo e monitora ocorrências como frenagens bruscas, velocidade média e até quantas vezes o celular é usado enquanto eles estão no volante.

A partir dos dados levantados, condutores que dirigem com segurança e de forma consciente podem receber até 30% de desconto nos seguros auto da Liberty, independentemente do seu gênero, idade ou histórico prévio – para quem concluir o programa de avaliação, com duração de 60 dias.

O app que já avaliou mais de 5 milhões de quilômetros rodados e consegue identificar quando os condutores estão dirigindo, bem como ocorrências como frenagens bruscas, velocidade média e até quantas vezes o celular é usado enquanto eles estão no volante.

Apostar na criação de plataformas e soluções digitais para facilitar e melhorar o dia a dia dos consumidores, assim como incrementar as experiências com as marcas, é uma tendência em diversos setores da economia. De acordo com o estudo de tendências realizado pela Liberty Seguros, entre 2015 e 2020 serão investidos 2.5 trilhões de dólares em desenvolvimento de aplicativos.

Estudo

No começo do ano, a seguradora divulgou um estudo com os dados das corridas registradas pelo Direção em Conta com o objetivo de entender a forma como os condutores guiam seus carros e ajudá-los a melhorar sua performance no trânsito. A análise foi feita todos os dias da semana entre 7h e 10h da manhã e avaliou mais de 10 mil viagens.

Dentre os resultados, o estudo revelou que em 15% do total das viagens os motoristas utilizaram o celular enquanto estavam na dirigindo. Apesar da porcentagem baixa, o uso do celular pode ser considerado grave pelo risco da distração.

A pesquisa também identificou que a atitude perigosa mais cometida é a de frenagem excessiva ou brusca, que ocorreu em mais de 51% das viagens. Além disso, o aplicativo registrou que em 21% das viagens os condutores aceleraram seus veículos mais do que o necessário.

Além de realizar as análises sem precisar desbloquear a tela dos celulares, o app Direção em Conta pode ser baixado gratuitamente na Apple Store, no link http://bit.ly/Direcao_iOS, e Google play, no link http://bit.ly/Direcao_Android.

Website: https://www.libertyseguros.com.br/Pages/Home.aspx

FONTE: EXAME