Sindicatos promovem almoço do Mercado Segurador em conjunto

Mais de 100 pessoas compareceram na última quinta-feira, dia 4, no almoço promovido pelo Sindicato das Empresas de Seguros do RS – SINDSEGRS, em parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguros do RS – SINCORRS, tendo como palestrante o Superintendente da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, Sr. Joaquim Mendanha, como palestrante. O Superintendente apresentou um breve resumo das atividades da autarquia durante sua gestão.

O Presidente do SINDSGRS, Guacir Bueno, ressaltou que momentos como este são extremamente benéficos para o mercado, já que é possível reunir em um mesmo evento, diversos atores do mercado segurador. “Para nós é uma honra imensa ter um palestrante de tão alta categoria, que promove iniciativas tão benéficas ao nosso setor.

Destaco aqui o combate ao mercado marginal de seguros e o marco regulatório da capitalização, como algumas das ações realizadas pela Susep, sob a gestão do Superintendente Mendanha”.  Para o Presidente do Sincor-RS, Ricardo Pansera, estas ações são fundamentais para a valorização dos profissionais que atuam no ramo segurador. “Em 2016, éramos o quinto estado em arrecadação de prêmios, atualmente somos o terceiro e estamos com uma larga vantagem em relação ao quarto. Nós também temos registrado crescimento acima da média nacional, o que, em tempos de crise econômica, é muito relevante”, afirmou Pansera.

Mendanha iniciou elogiando a união que os dois Sindicatos possuem no RS, pois acredita que isto é fundamental para o fortalecimento do setor. Ele lembrou que, quando assumiu a Susep, em julho de 2016, a autarquia passava por um processo de mudança no regimento interno. “Percebemos que havia uma falta de diálogo entre regulados e reguladores. Buscamos uma supervisão mais ágil e eficiente deste setor que cresce 2 dígitos ao ano e chegou na casa de R$1 tri em reservas”, disse.

O Superintendente ressaltou ainda que é preciso muita união de todos os agentes do mercado no combate à proteção veicular, já que essas empresas se multiplicam e começam a avançar também para outros ramos. “Hoje temos empresas que vendem produtos que imitam um seguro de vida ou um seguro residencial, que prejudicam a imagem do mercado segurador como um todo.

Já que os clientes acreditam que estão comprando um seguro, mas quando acontecem os sinistros não são atendidos”, assegura ele. Para Mendanha, mesmo com as inovações que estão surgindo no mercado, a figura do Corretor de Seguros segue como fundamental, pois ele representa quase 90% do acesso do mercado ao cliente. É ele a figura que conhece o consumidor e sabe das suas necessidades.

Um dos principais desafios, na visão de Mendanha, é uma maior penetração do seguro rural. “Em um país tão extenso e com um setor agrícola tão forte, ter apenas 8% da área segurada é impressionante”, destacou.

O Superintendente acredita que o mercado tem muito potencial de crescimento em diversos setores, aumentando cada vez mais sua participação na economia nacional.

“O próximo Presidente da República terá na indústria de seguros uma grande ferramenta de alavancagem da economia”, concluiu. Ao final do evento, Mendanha recebeu dos Sindicatos anfitriões, um certificado de participação e uma estatueta símbolo da cidade de Porto Alegre, como lembrança e agradecimento de sua participação.