Conheça os problemas mais comuns com torneiras e registros hidráulicos

Segundo a MAPFRE Assistência, manutenção preventiva e atenção a vazamentos são essenciais para evitar gastos desnecessários.

Problemas com torneiras e registros são corriqueiros em residências, representando 37% dos atendimentos hidráulicos realizados pela MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos. A companhia preparou uma lista sobre como identificar e solucionar defeitos.

“As situações mais comuns são desgaste precoce do produto, excesso de força no fechamento da torneira, eixo espanado, oxidação da peça, defeito de fabricação e desgaste natural”, afirma o diretor geral da MAPRE Assistência, Eduardo Sena.

Geralmente, o primeiro sinal de um problema é gotejamento ou vazamento de água, mas também pode ocorrer endurecimento do eixo e som de metal em atrito.

Geralmente, é possível trocar o reparo (peça que vai no interior da torneira ou do registro), mas quando o metal já está muito velho, a substituição pode ser a melhor alternativa. “Hoje existem muitas opções, inclusive nacionais, de ótima qualidade. O importante é escolher um modelo que tenha garantia”, afirma Sena.

De acordo com o especialista, uma dica importante para evitar dores de cabeça é fazer regularmente a manutenção preventiva em todos os equipamentos da casa. “Uma revisão de tempos em tempos, realizada pelos próprios moradores, pode identificar vazamentos ou ressecamentos, possibilitando a contratação de um especialista para o reparo ou troca e evitando gastos desnecessários”, completa Sena.

FONTE: CDN Comunicação