FenaSaúde divulga vídeo explicativo sobre reajuste dos planos de saúde

A FenaSaúde, Federação Nacional de Saúde Suplementar, lançou em seu canal do YouTube um vídeo explicativo sobre o reajuste nas mensalidades dos planos de saúde.

O vídeo demonstra o funcionamento do fundo gerido pelas operadoras de planos de saúde, os diferentes fatores que influenciam o aumento nas mensalidades, e porque a inflação médica não segue o mesmo cálculo que os índices de inflação geral.

“A nossa intenção é trazer informação aos beneficiários sobre os planos de saúde, e os vários fatores que influenciam o reajuste na mensalidade, ” diz Sandro Leal, superintendente de Regulação da FenaSaúde.

Confira: https://youtu.be/ZT-6ZFg0Pos

O vídeo ilustra o impacto de diferentes procedimentos e serviços custeados pelas operadoras de planos de saúde. “Procedimentos mais sofisticados e com maior custo vêm sendo mais utilizados. Além disso, nem todo mundo tem problemas iguais” diz a narradora da animação. “O aumento da mensalidade ocorre para cobrir tudo isso.

Conforme a população vive mais, os serviços dos planos de saúde também são mais acessados. Então é importante entender que três fatores afetam a estabilidade financeira do fundo: a frequência com que usamos nosso plano de saúde, a longevidade da população e o aumento no preço dos serviços, como consultas, exames e medicamentos. ”

O vídeo ainda compara o índice da Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH) com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa o índice oficial da inflação. “Os planos de saúde cuidam de cerca de 47 milhões de brasileiros.

Só no ano de 2017 foram gastos 150 bilhões de reais para garantir os cuidados de quase 1/4 da população. É fundamental que o reajuste acompanhe os custos. Se ele não acompanhar, a conta não vai fechar”, conclui o vídeo.

FONTE: Sonho Seguro