IRB promove Innovation Day

O IRB Brasil RE, empresa líder em resseguros que vem se reinventando desde a sua privatização em 2013, promoveu no dia 04/09 o IRB Innovation Day. A iniciativa foi uma parceria com o Templo, laboratório criativo referência em inovação, e reuniu grandes nomes dos mercados de tecnologia, digital, design e marketing.

O encontro inédito marca um momento de crescimento e resultados surpreendentes da empresa, que tem investido cada vez mais em tecnologia e soluções inovadoras para produtos e serviços, tanto no Brasil quanto na América Latina.

Realizado para colaboradores da sede no Rio de Janeiro e transmitido por live streaming nos escritórios de São Paulo e Buenos Aires, o evento incluiu uma feira de startups, sessão de cocriação e flashtalks com profissionais consagrados como Henrique Von Atzingen, líder do laboratório de inovação, dados e inteligência da IBM, o ThinkLab; Michel Lent, pioneiro do mercado digital no Brasil; e Pedro Vasconcelos, cofundador da Fulllab, com 20 anos de experiência em marketing, comunicação e vendas.

O incentivo para o Dia da Inovação e o despertar para a necessidade de ampliar a discussão sobre esse assunto partiu do presidente do IRB Brasil RE, José Carlos Cardoso. “É um marco histórico na empresa e o início de uma nova era. O resseguro tradicional aos poucos deixa de ser suficiente para atender as demandas das seguradoras.

Precisamos nos reinventar a cada dia e acompanhar a evolução digital, tecnológica e as necessidades dos nossos clientes. Ouvir os colaboradores e clientes e oferecer suporte e ferramentas para eles inovarem é o primeiro passo para esse novo salto que queremos dar”, afirmou Cardoso durante a abertura do evento.

A empresa já estava estruturada para trabalhar o tema. Este ano, foi criado um comitê com representantes de diversas diretorias e gerências para implementação de ações que incentivem novas ideias.

O gerente de Gestão de Clientes, Lucas Mello, um dos líderes da iniciativa, acredita que o IRB Innovation Day é o pontapé inicial para um novo momento da empresa. “Nós já temos ações inovadoras setoriais e pontuais em algumas áreas, mas queremos avançar ainda mais neste tema, integrando o IRB para projetos ainda maiores.

A inovação deve vir da empresa como um todo, por isso foi importante a participação das equipes. Agora, todos estão no mesmo nível de conhecimento e sabem da importância disso para a companhia. A ideia daqui pra frente é que a gente continue esse trabalho e não deixe o tema ser esquecido”, explicou.

O encontro teve como mediador Herman Bessler, fundador do Templo, e trouxe debates importantes sobre inovação no setor de seguros e resseguros. Entre eles, se destacaram o design de serviço, ciência de dados, inteligência artificial e aplicações da tecnologia blockchain, que foi apontada como uma solução para o resseguro em função do custo mais acessível, imutabilidade, transparência e praticidade.

Na sessão de cocriação, o desafio foi criar em equipe o cenário desejado do futuro de inovação no IRB, incentivando o trabalho colaborativo com foco em trazer o assunto para contribuir com o nosso mercado.

Para fechar, foi aberta uma feira com oito startups de diversos segmentos, proporcionando experiências em 3D e realidade aumentada, além de bate-papos e esclarecimentos sobre o tema.

FONTE: Sonho Seguro