MAPFRE Saúde alerta sobre a importância de lavar as mãos

A atitude simples, rápida e eficiente de lavar as mãos atua de forma direta na prevenção de doenças infecciosas. Contudo, esse hábito ainda não é adotado com a frequência necessária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o simples hábito de lavar as mãos corretamente e com frequência é possível reduzir, em até 40%, a incidência de infecções e doenças como diarreia, resfriado e conjuntivite.

O responsável técnico da MAPFFRE Saúde, Dr. Roberto Cury, explica que a ação de higienizar as mãos está além do contato direto. “Muitas vezes, por exemplo, tocamos, sem perceber, em partes dos talheres que são levadas à boca, podendo os contaminar com os micro-organismos presentes nos nossos dedos”.

Além disso, o especialista reforça “as mãos estão entre as partes do corpo com maior quantidade de vírus e bactérias, já que entram em contato com todo tipo de ambiente e objeto. Nelas, eles não costumam causar nenhum incômodo, mas, ‘do lado de dentro’ do corpo, podem provocar doenças infecciosas”, explica.

Vale lembrar que o álcool em gel é um grande aliado para higienizar as mãos, mas não substitui toda a eficiência da água e do sabão.

A MAPFRE Saúde lembra situações em que é muito importante lavar as mãos:

Antes de preparar e comer qualquer alimento;
Antes e depois de ir ao banheiro;
Logo após tossir, espirar, ou coçar no nariz;
Após fazer carinhos em animais;
Ao mexer com lixo;
Ao entrar e sair de um ambiente hospitalar;
Antes e depois de tocar em machucados próprios ou de terceiros;
Sempre que as mãos estiverem sujas.

FONTE: Mapfre