Caixa Seguridade fecha negócio de R$ 4,65 bilhões com grupo francês CNP Assurances

A Caixa Seguridade, subsidiária da Caixa Econômica Federal, fechou um acordo bilionário com o grupo francês CNP Assurances, que vai pagar R$ 4,65 bilhões para manter a exclusividade na venda de seguros de vida, previdência privada e prestamista (que garante cobertura da dívida em casos como morte, invalidez e desemprego) nas agências da Caixa até fevereiro de 2041. O negócio vai reforçar o lucro do banco estatal.

Na prática, a Caixa Seguridade renova em novas bases um antigo acordo que tem com a CNP Assurances e que vence em 2021. Um impasse na longa negociação entre os sócios para renovação foi um dos motivos que levaram a Caixa Seguridade a desistir de listar suas ações na bolsa paulista no ano passado.

Na nova joint venture, batizada de Caixa Seguros Holding, a Caixa Seguridade terá 60% do capital, mas apenas 49% das ações ordinárias, enquanto a CNP terá 40% do capital, mas 51% das ações com direito a voto.

Os demais tipos de seguros, como habitacional, de veículos, auto, riscos patrimoniais, além de consórcios poderão ser comercializados com outras empresas. Com isso, a Caixa Seguridade espera finalizar, ainda em 2018, o processo para escolha de parceiros estratégicos que atuarão no balcão da Caixa para a exploração desses produtos.

A Caixa Seguridade também estendeu uma parceria de exclusividade na corretagem com a Wiz até fevereiro de 2021, com as mesmas métricas de comissão atuais. Finalizado este prazo, a Caixa Seguridade abrirá concorrência para escolher um prestador de serviços de corretagem.

O governo cogitou em privatizar a Caixa Seguridade para reforçar o caixa do Tesouro Nacional, realizando uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), mas a medida não vingou justamente por conta do acordo da empresa com o sócio francês.

Fonte: Jornal O Globo via Revista Cobertura