Seguros Auto e Patrimoniais se destacam no 1º semestre

A “Carta do Seguro”, divulgada pela CNseg, indica que os seguros de Automóveis e Patrimoniais foram o destaque do primeiro semestre, com evolução acentuada, de 7,5%.

“Ainda que no período de crise a realidade da economia seja de salários menores e insegurança, as pessoas ainda procuram proteger patrimônios relevantes, como comprova o crescimento dos seguros de automóvel e de residência”, comenta o presidente da confederação, Marcio Coriolano, destacando ainda a procura dos empresários por apólices para protegerem seus negócios e evitarem surpresas catastróficas.

O estudo aponta que o mercado registrou crescimento de 1,7% no semestre, sem considerar o seguro DPVAT, totalizando mais de R$ 115,8 bilhões em prêmios.

A “Carta do Seguro” enfatiza ainda o desempenho dos seguros de Crédito e Garantias, que avançaram 8,8% beneficiados pelo estoque e pelo fluxo do crédito tomado por pessoas físicas e pequenas e médias empresas a partir de 2016.

Mais expressivo ainda foi o incremento dos seguros de riscos de pessoas, com variação acumulada de 10,1% até junho.

Nesse segmento, o destaque foi a forte expansão do seguro prestamista, com crescimento de 23,7%.

Houve ainda a queda da sinistralidade para 42,5% (sem considerar o DPVAT), com redução 4,78 pontos percentuais se comparado ao primeiro semestre 2017.

Segundo a CNseg, nos seguros de ramos elementares, a sinistralidade caiu de 54,2% para 52,6% entre os dois períodos comparados.

Já nos planos de risco de coberturas de pessoas, houve decréscimo de 26,4% para 24,3%.

Em contrapartida, foi apurada queda da arrecadação nos planos de acumulação, em consequência da volatilidade dos valores dos ativos e busca pela melhor rentabilidade entre eles. No conjunto, PGBL e VGBL, que representam mais de 40% da arrecadação do setor, tiveram queda de 5,1%.

FONTE: CQCS