Saiba quais são os principais mitos e verdades sobre o leilão de veículos

Ter um veículo próprio – seja ele novo ou seminovo, vermelho ou branco, modelo atual ou um pouco mais antigo – ainda é o sonho de muitos brasileiros e, para conquista-lo, opções não faltam.

Entre as alternativas que têm se popularizado na compra e venda de veículos estão os leilões, porém os mitos e preconceitos acerca da prática, principalmente quando feita somente entre pessoas físicas, ainda confundem diversos clientes. Afinal, o que é verdade e o que é mentira quando falamos sobre leilão?

Antes de qualquer outra coisa, é importante esclarecer as diferenças entre os leilões ditos ‘tradicionais’ e os feitos somente entre pessoas físicas – seja presencial ou virtualmente.

A CEO do aplicativo VIP Direto, Ana Paula Grimaldi Roso, explica que na prática tradicional, quem anuncia os veículos para venda são órgãos públicos ou empresas como bancos, seguradoras ou empresas que desejam vender sua frota.

“Neste caso, é possível encontrar diversos tipos de veículos, desde os mais novos, os batidos, vindos de enchentes e até mesmo sucatas”, explica.

Já nos leilões feitos pela plataforma VIP Direto, os veículos são comercializados somente entre clientes, ou seja, entre pessoas físicas, sem o intermédio de seguradoras ou empresas. “O leilão é o nosso método de venda, ou seja, qualquer pessoa que quiser comprar um veículo anunciado, terá que dar lances até que o valor atinja o que o vendedor pediu.

Por isso, somos um leilão mais acessível. Só comercializamos veículos com garantia de boa procedência e não anunciamos veículos sinistrados”, esclarece a CEO.

E é justamente o medo de adquirir um carro batido ou com problemas um dos principais mitos que envolvem as novas práticas de leilão, como o VIP Direto.

Na plataforma, não há desvalorização do veículo, pelo fato do mesmo ter sido comprado por meio de leilão, com isso ele se iguala a qualquer outro meio de comércio existente hoje de veículos, podendo ser revendido facilmente e se fazer um seguro igual a qualquer carro comprado de uma revendedora, por exemplo. “O veículo arrematado na VIP Direto não terá o crivo de leilão.

E a revenda poderá ser feita normalmente, sem a desvalorização por este motivo. Não aceitamos veículos sinistrados e, na análise de nossa equipe, só os de boa procedência são aprovados para anunciar no nosso site”, afirma Ana.

Além disso, o aplicativo é fácil de usar tanto para quem deseja anunciar, quanto para o comprador que dá lances para arrematar o veículo em questão. “Isso ajuda muito no processo de desmistificação. Os anúncios dos veículos são completos, com fotos, opcionais e a descrição exata do estado de conservação: como estão os pneus, lataria, interior, se a revisão foi feita, se tem algum débito. Isso também torna a transação muito segura”.

Ao final do leilão, o cliente paga um valor de comissão para a plataforma e, depois, o contato com o vendedor do veículo é aberto. “Nós recomendamos que os nossos clientes, ao arrematarem um lote, vejam o veículo antes de finalizar o pagamento. E nós garantimos também que se o carro estiver divergente do anúncio, a compra será desfeita e devolvemos 100% da comissão paga à VIP Direto”, garante.

Ana lembra, ainda, que os feedbacks dos clientes são sempre muito positivos, onde há uma surpresa pela facilidade da transação. “Além disto, é possível encontrar excelentes ofertas, para todos os bolsos. Temos uma diversidade grande de veículos, desde carros de luxo até veículos populares”, finaliza a CEO.

O próximo leilão da VIP Direto acontece neste sábado (18), e será transmitido ao vivo no Massa News.

FONTE: Revista Cobertura