Instituto do Câncer Infantil promove o Setembro Dourado

Pacientes do ICI contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais.

Uma comissão do Instituto do Câncer Infantil (ICI) solicitou nesta terça-feira (7) o apoio institucional do governo estadual para aderir à campanha do ‘Setembro Dourado’. A ação busca promover a conscientização sobre a doença junto aos órgãos e secretarias afins, a partir da caracterização da cor dourada em prédios e repartições públicas e divulgação nas escolas, hospitais e postos de atendimento ligados à Saúde.

O encontro foi no Gabinete do Palácio Piratini com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori.

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de um a 18 anos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no país, dos quais 80% possuem chance de cura, se diagnosticados precocemente.

A campanha quer somar, juntamente com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público Estadual (MPE), para potencializar o alcance promocional do alerta do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil em setembro.

O governador sinalizou a adesão do governo à campanha e pediu articulação com as secretarias da Saúde e da Educação. No próximo dia 2 de setembro, ocorre a primeira etapa da campanha em solenidade na sede do ICI, em Porto Alegre. A ideia é também convocar as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) em mais de 2,5 mil escolas estaduais, a partir de palestras sobre a doença.

Para o diretor-presidente do ICI, Algemir Brunetto, o mês de setembro está consagrado como período em que todas as atenções se voltam para o alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. “Há 27 anos o Instituto do Câncer Infantil vem construindo uma história e possui 500 voluntários e inúmeras ações. A ajuda do governo é fundamental para disseminar essa ação”, afirmou.

Os pacientes do ICI contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios para vestuário, calçados e alimentos.

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) em todo o país. Presidente do Conselho de Administração do ICI, o jornalista Lauro Quadros explica que o fundamental para o êxito da campanha, além da integração com os órgãos, está na divulgação. “Mas tem que ser feita com credibilidade e ausência de protagonismo”, indicou.

Também participaram da audiência, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional do ICI, Fernanda Furtado, e a gerente de Desenvolvimento Institucional do ICI, Valeria Foletto.

Sobre o ICI

Criado em 1991, o Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que atua para aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer proporciona todo o auxílio necessário para a continuidade do tratamento.

Fonte: Governo do Estado do RS – Texto: Rodrigo Vizzotto – Edição: Léa Aragón/ Secom