Setor eólico atrai empresa italiana e impulsiona mercado de seguros.

O potencial da energia eólica no Brasil está criando cada vez mais novas oportunidades de negócios.

A capacidade instalada no país vai pular dos atuais 13,4 gigawatts (GW) para 17,6 GW em 2022. Será um avanço de 31%. Somente em julho deste ano, o total de energia gerada com os ventos foi 24% superior ao mesmo mês do ano passado.

Por conta disso, empresas italianas estão em busca de parcerias com empresas no Brasil. A Câmara Ítalo-Brasileira está pré-cadastrando empresas brasileiras do setor para oportunidades de fornecimento para a Enel Green Power, subsidiária do grupo italiano Enel. Segundo Giorgio Rossi, diretor-executivo da Câmara, diz que o objetivo é apoiar a cadeia de fornecedores em um momento em que há muitos projetos nesse momento de expansão.

– Queremos ampliar o leque de fornecedores e também levantar potencialidade de parcerias com outras empresas italianas que queiram entrar no Brasil através de joint ventures, acordos de produção ou formar uma nova sociedade.

A área de procura é em todo território nacional, mas com foco principalmente nos estados onde estão localizadas as plantas eólicas e solares, como Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul e Goiás.

Avanço no mercado de seguros

A energia eólica também vem impulsionando o setor de seguros. Segundo Clemens Freitag, diretor de Infraestrutura da Aon Brasil, há uma expectativa de crescimento de R$ 50 milhões em prêmio adicionais nos próximos 2 anos.

Ele explicou que a cada 200 megawatts são gerados aproximadamente R$ 2 milhões em prêmios. Hoje, a companhia já conta com cerca de 15 clientes. Ele observa que, apesar de o seguro não ser obrigatório, a procura é crescente sobretudo para os voltados para a proteção financeira ligada a fatores climáticos, que é chamado pelo setor de paramétrico.

– No caso do parque eólico esse seguro envolve a falta ou excesso de vento. É um seguro desenhado de uma forma única com características próprias, porque não há necessidade de regulação de sinistro e uma vez acontecendo os parâmetros indicados na apólice providencia-se a indenização.

O mercado de seguros busca inovações para atender os riscos que as empresas possuem e esse produto é uma demonstração da inovação desse mercado. Esse tipo de seguro, chamado de paramétrico, tem grande potencial de crescimento no Brasil, não apenas para eólica, mas para todas as atividades que o fator climático pode afetar o desempenho do negócio.

No fim de julho, a geração de energia eólica representou 72% da geração de energia na Região Nordeste. Atualmente, a geração de energia eólica no país de 13.400 MW já representa 8,2% da geração de energia no país.

A previsão é de que já no próximo ano a geração de energia eólica seja a segunda maior fonte de geração, depois da hidrelétrica, com uma capacidade instalada total de 17.500 MW.

Fonte Jornal O Globo por Bruno Rosa / Ramona Ordoñez