Banca alarga operações ao setor dos seguros

Os bancos comerciais angolanos começam a compreender que é positivo fazer aliança com o sector segurador, tendo em conta o papel da banca neste sector, disse na sexta-feira, em Luanda, o presidente do conselho de administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg), Aguinaldo Jaime.

Em entrevista à TV Zimbo, Aguinaldo Jaime disse que a atuação da banca no sector segurador começa a ser um facto em Angola, apesar dos operadores serem regulados por entidades diferentes: os bancos são regulados pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e as seguradoras pela Arseg.

Aguinaldo Jaime realçou o facto de os bancos poderem, pelo número de agências espalhadas pelo país, ter vantagens de estabelecer ou prestar serviços de seguros aos seus clientes.

Por outro lado, Aguinaldo Jaime reafirmou que Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros está a trabalhar na criação de condições para entrada em funcionamento da Empresa Nacional de Resseguros (AngoRe), que deve reter uma boa parte dos riscos que são cedidos ao mercado internacional de resseguro.

Para a entrada em funcionamento efetivo da resseguradoras, prevista para este ano, estão a ser definidos os planos de negócios e a composição acionista da companhia, o que é considerado por Aguinaldo Jaime um projeto prioritário que vai aliviar a pressão sobre as reservas internacionais líquidas do país, bem como baixar a retenção de divisas na economia para beneficiar o sistema financeiro nacional.

Aguinaldo Jaime avançou que a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros vai trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos para operacionalizar o seguro no domínio do desporto, bem como com o Ministério da Educação para a introdução, no sistema de Educação, de matérias ligadas aos seguros.

Aguinaldo Jaime informou que constam dos desafios da Arseg aumentar a taxa de penetração entre a população, que atualmente é de um por cento.

Fonte: Jornal de Angola