Aplicativo prevê quando seu carro vai dar problema

Desenvolvido por empresa brasileira, o recurso vai revelar diversas informações do veículo no celular no proprietário.

Dados detalhados do funcionamento dos automóveis podem ser acessados por meio da chamada porta OBD, a mesma utilizada pelos scanners de oficinas para diagnosticar falhas no motor e no sistema elétrico.

Essa porta, geralmente posicionada na parte de baixo do painel, é uma fonte rica de dados que podem ser explorados por empresas de serviços automotivos.

Uma das tendências é captar as informações fornecidas pela porta OBD e permitir que o dono do carro as consulte e gerencie por meio do celular. O exemplo mais recente tem capital 100% brasileiro: trata-se do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), aplicativo criado pela empresa pernambucana Wings, fornecedora de acessórios de conectividade para automóveis.

Entre os serviços disponíveis estão localização do carro, informações sobre consumo – como histórico, gasto em tempo real e estimativa –, alerta de potenciais falhas no motor, avisos de necessidade de manutenção preventiva, relatório do estado da bateria e diagnóstico de problemas na parte eletrônica, dentre outras funcionalidades.

Saiba mais sobre o aplicativo nesta reportagem do UOL.

Fonte: CESVI Brasil