Clóvis de Barros Filho é destaque em evento da Tokio Marine

O escritor, jornalista e professor Clóvis de Barros Filho ministrou a palestra de encerramento da VI Semana de Governança Corporativa, organizada em parceria pelas áreas de Compliance e Controles Internos da Tokio Marine, na qual foram realizadas diversas atividades sobre o tema “Ética e Cultura de Riscos”, entre quarta (1º de agosto) e sexta-feira (03/08), em São Paulo.

Na oportunidade, ele destrinchou para os presentes a importância da postura ética no trabalho e na vida e como as escolhas nos levam a trilhar o melhor caminho entre todos os possíveis.

Ele destacou que “confiar é acreditar naquilo que não vemos”. Assim, como é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo, é preciso confiar no trabalho em equipe e fazer valer a confiança em nós, acentuou.

A Semana de Governança Corporativa teve por objetivos disseminar, instruir e envolver os colaboradores da Tokio Marine na cultura de Gestão de Riscos e Ética.

A programação incluiu uma série de ações que ressaltaram a importância e o papel de cada colaborador na identificação e tratamento dos riscos em seus processos e atividades do dia a dia, possibilitando o monitoramento e prevenção por todos os departamentos da seguradora, e não somente por Controles Internos e Compliance. Além disso, foi destacada a conduta ética esperada pela Companhia.

No primeiro dia, houve a abertura com vídeo do presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, convidando os colaboradores a participar da VI Semana de Governança.

Em seguida, foram relançados os cursos online de prevenção à fraude; e anticorrupção e mídias sociais (obrigatórios a todos os colaboradores).

No segundo dia, os colaboradores assistiram a aula do Professor Vladimir Grijo, especialista em cultura de riscos, primeiro para os gestores (pela manhã) e, no período da tarde, todos os colaboradores indicados.

Já na sexta-feira, último dia do evento, foi apresentada a palestra de Clovis de Barros.

FONTE: CQCS