IRB Brasil lucra R$ 287 milhões no segundo tri, alta de 24%

O IRB Brasil Re registrou vendas de R$ 1,9 bilhão em prêmios de resseguro no segundo trimestre de 2018, crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2017. No primeiro semestre, o volume atingiu R$ 3,3 bilhões, alta de 17% em relação aos seis meses de 2017.

O lucro líquido avança 24% no segundo trimestre de 2018 e 19% no primeiro semestre de 2018, totalizando R$ 287 milhões e R$ 541 milhões, respectivamente.

O resultado de underwriting avançou 78% no segundo trimestre de 2018, totalizando R$ 296 milhões e R$ 553 milhões no primeiro semestre de 2018, 42% de crescimento em relação ao primeiro semestre de 2017.

Segundo comunicado, o índice de despesa administrativa saiu de 6,3% no segundo trimestre de 2017 para 5,4% no segundo trimestre de 2018, com a despesa administrativa totalizando R$ 64 milhões. No primeiro semestre de 2018, o índice de despesa administrativa foi de 5,4% uma redução foi de 1,3 ponto percentual, comparativamente ao primeiro semestre de 2017, com a despesa administrativa totalizando R$ 114 milhões.

A rentabilidade da carteira global de ativos passou de 136% do CDI no segundo trimestre de 2017 para 139% do CDI, no mesmo período de 2018. No primeiro semestre de 2018, o desempenho foi de 141% do CDI, 9 pontos percentuais acima do reportado no mesmo período de 2017 de 132% do CDI.

No segundo trimestre de 2018, o volume total de prêmio emitido pelo IRB Brasil RE avançou 27,8% em relação ao segundo trimestre de 2017, totalizando R$ 1.934,4 milhões. Desse montante, R$ 1.213,1 milhão foram prêmios emitidos no Brasil (63%) e R$ 721,3 milhões no exterior (37%). Destaca-se a efetivação de 90 novos contratos no período, tanto no Brasil quanto no exterior.

O prêmio emitido no Brasil atingiu R$ 1,2 bilhão no segundo trimestre de 2018, uma expansão de 15,2% em relação ao segundo trimestre de 2017. Esse crescimento de 15,2% decorre da ampliação no market share da companhia no mercado brasileiro, que passou de 44% no período de abril a maio de 2017 para 46% no período de abril a maio de 2018, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Segundo o grupo, a combinação do ganho de market share sustentado pela efetivação de novos contratos no período e pela ampliação de participação em contratos que já integravam o portfólio da companhia, asseguram uma materialização da tendência de crescimento de prêmio emitido no Brasil para os próximos trimestres, uma vez que o accrual de prêmio emitido derivado de contratos proporcionais se dá à razão de 1/12 ao mês.

O prêmio emitido no exterior totalizou R$ 721 milhões no segundo trimestre de 2018, uma expansão de 56,8% em relação ao segundo trimestre de 2017. Deste crescimento, 44,7 pontos percentuais correspondem a um crescimento orgânico na moeda de emissão, ou seja, em dólar; e 12,1 pontos percentuais decorrem da contribuição da variação do câmbio médio no período.

O grupo destacou a efetivação de novos contratos no segundo trimestre de 2018 e a ampliação de participação em contratos existentes, sustentando o crescimento do prêmio emitido no exterior pela companhia, uma vez que o accrual de prêmio emitido derivado de contratos proporcionais se dá à razão de 1/12 ao mês.

Os segmentos que lideraram as emissões de prêmio no exterior, foram o de vida e o rural, que conjuntamente, responderam por mais de 60% do prêmio emitido no exterior no segundo trimestre de 2018.

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Fonte: Sonho Seguro