Como o aumento de roubos e furtos de veículos impacta o valor do seguro

Número de carros roubados influencia no preço do seguro.

Clientes de seguradoras em cidades do Interior chegam a pagar metade do valor cobrado na Capital, onde há maior incidência de crimes.

Além de trazer insegurança, os roubos e furtos de veículos também refletem no bolso. Os casos impactam diretamente no preço dos seguros.  De acordo com o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Ricardo Pansera, o valor na Capital, onde há maior incidência de crimes, pode chegar ao dobro do cobrado no interior.

O índice de sinistro é muito elevado em nível de roubos em Porto Alegre e Região Metropolitana. No interior, as taxas são muito menores. O consumidor pode chegar a pagar a metade do valor do seguro do que na Capital.

Dois fatores influenciam na composição dos preços, segundo o vice-presidente do Sindsegrs e diretor da HDI Seguros, Rubens Oliboni. Um deles, ligado ao comportamento dos motoristas, é a frequência de colisões.  O outro, que mais impacta no bolso do consumidor, é o roubo. 

— Quando o veículo é roubado e desmanchado, a seguradora tem que quitar o valor integral do veículo. Automaticamente, isso tem um impacto maior no preço final que o consumidor acaba pagando.

Oliboni conta que o mercado de seguros gaúcho chegou a registrar redução dos valores no ano passado, mas voltou a ter aumento neste ano.

— Se comparar o final do ano passado com o final de 2016, vai perceber que houve uma redução nos valores, mas isso já está se revertendo no início deste ano, porque já apresenta um aumento de roubo novamente.

Mais visados

GaúchaZH teve acesso aos carros mais visados por ladrões.  De acordo com o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS), o veículo mais visado é o Onix. O Gol é o segundo carro preferido dos criminosos, seguido pelo Palio e HB20.

Os veículos mais levados pelos criminosos são também os mais vendidos no Estado. O Gol e o Palio estão entre os carros usados mais comercializados, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).  Entre os modelos novos com mais unidades emplacadas, o Onix segue na liderança. O Ka aparece em segundo, seguido pelo HB20, outro veículo no alvo dos ladrões.

Carros mais procurados: 1º – Onix 2º – Gol 3º – Palio 4º HB20

Fonte: GauchaZH