IRB comanda no Brasil discussões do G-20 para o Fórum de Seguros na Argentina

Mercado de res/seguro envolvido nas discussões do G-20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. Isso mesmo.  O presidente do IRB, José Carlos Cardoso, e o superintendente de Seguros da Nação Argentina, Juan Pazo, a Susep portenha, comandam a iniciativa pioneira que tem como objetivo reforçar a relevância do setor para o G-20 na reunião que vai antecipar as discussões a serem levadas ao Fórum de Seguros na Argentina, que acontecerá em setembro, em Buenos Aires.

No dia 8 de agosto uma prévia deste debate será apresentada para o mercado brasileiro. Representantes das principais seguradoras brasileiras, o presidente da CNseg, Márcio Coriolano, e órgãos reguladores do setor participam do evento, além do embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Alfredo Magarinos, e do cônsul geral da Argentina em São Paulo, Luiz Castilho.

Segundo comentou Cardoso em recente entrevista, 2018 traz desafios para todos no Brasil, principalmente de seguir com taxas de crescimento das vendas de resseguro. Com a crise econômica que perdura desde o final de 2014, a principal carteira de resseguro, de riscos de engenharia, sofre com a falta de investimentos em projetos de infraestrutura.

Há várias estratégias para manter a liderança do ranking de resseguradoras locais, com mais de 35% de market share, como investimento pesado em inovação e desenvolvimento de novos produtos para estimular o apetite das seguradoras por nichos pouco explorados.

Além disso, um dos objetivos da gestão de Cardoso é ampliar a participação do IRB no mercado internacional, que passou de 3% em 2015 para 35% dos prêmios em 2017. O executivo tem feito diversas parcerias com empresas para avançar em países tidos como alvo, principalmente nos segmentos de avião e agronegócios.

Em 2017, o IRB foi o terceiro maior exportador de serviços. A empresa conquistou o prêmio “Destaque de Comércio Exterior”, na categoria “Exportador de Serviços”, promovido pela Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Incluindo todas as empresas brasileiras dos diversos ramos da economia que exportam serviços, o IRB ficou com a terceira colocação.

Outro destaque citado por Cardoso é que o IRB está entre as top 10 maiores resseguradoras globais. “Ocupamos o 9º lugar entre as maiores resseguradoras do mundo em valor de mercado, o que era inimaginável há três anos, quando nossa posição era a 46ª”, destacou ele no início do ano ao divulgar o balan