Lucros da Mapfre se aproximam dos 14,1 bilhões de euros

Prêmios subiram para 11,97 bilhões de euros, em um semestre marcado pela forte depreciação das moedas dos principais mercados em que a companhia opera.

Resultados – Os investimentos da Mapfre durante os seis primeiros meses deste exercício alcançaram os 14,091 bilhões de euros (-8,7%), enquanto os prêmios situaram-se em 11,970 bilhões (-8,4%), e o lucro bruto, por sua vez, foi de 386 milhões de euros, 7,1% inferior em relação ao exercício anterior.

Esta evolução explica-se pela forte depreciação das principais moedas (dólar -9,0%; real brasileiro -16,6% e lira turca -19,8%) e pela queda dos rendimentos financeiros (pela redução das taxas de juros no Brasil e em outros países da América, além do ambiente de baixas taxas na Europa).

É de se destacar o lucro recorrente em 2018 que, sem as anormalidades do exercício anterior (provisões no canal de bancasseguros e a venda de um imóvel em Madri), cresceu 4,9%.

É preciso salientar a evolução positiva do negócio na Espanha, do motor do crescimento, e do negócio de resseguro, tanto pela solidez quanto pela sustentabilidade do resultado e de sua contribuição ao Grupo. Também é de se destacar a melhora do resultado em países como México, Argentina e Itália, e os negócios da Mapfre Global Risks e da Mapfre Assistência.

A taxa combinada do Grupo alcançou, ao fecho do primeiro semestre deste ano, 97,4%, com destaque especial para a evolução da Espanha, principalmente no negócio de automóveis, da Latam Norte e da Latam Sul.

A taxa de solvência situou-se em 203,1% em março de 2018, mantendo uma grande solidez e estabilidade, graças à alta diversificação e às rigorosas políticas de investimentos do Grupo.

O patrimônio líquido ficou em 10,107 bilhões de euros, enquanto os fundos próprios alcançaram, no final do primeiro semestre, 8,457 bilhões de euros. Os ativos totais alcançaram os 68,203 bilhões de euros.

Os investimentos do Grupo totalizaram 49,689 bilhões de euros em junho. Desses investimentos, 55% correspondem à dívida soberana, enquanto 19% são investimentos em renda fixa corporativa, e 8% em renda variável e fundos de investimento. É importante destacar que 68% deles têm uma qualificação de crédito A ou superior.

Veja o resultado completo no link. https://noticias.mapfre.com/pt-br/lucros-da-mapfre-no-primeiro-semestre-se-aproximam-dos-141-bilhoes/

Fonte: Revista Apólice I Mapfre