Existem 19 mil objetos na órbita terrestre sob risco de queda, afirma estudo de seguradora

90% dos objetos rastreados que orbitam a Terra são detritos, o que aumenta o risco de colisões.

Não é só a Lua que orbita a Terra, mas também muito lixo espacial. Isso é o que afirma estudo realizado pela Swiss Re Corporate Solutions sobre riscos espaciais para a Terra.

O estudo dessa empresa de seguros expõe riscos espaciais envolvendo satélites na órbita terrestre baixa, ou LEO, na sigla em inglês. Para se ter noção, 90% dos objetos rastreados que orbitam a Terra são detritos, o que aumenta o risco de colisões, além do perigo desses detritos entrarem em órbita e caírem na superfície.

Desde 2011, o número de objetos catalogados, ou lixo espacial em LEO, cresceu 19%, atingindo a marca de 19 mil objetos. Com o aumento desse LEO, as seguradoras se preocupam com a proteção de seus segurados, uma vez que os seguros ainda não são muito focados em danos causados por satélites na órbita geoestacionária.

No estudo publicado originalmente em inglês, a Swiss Re Corporate Solutions destaca desafios legais, como a atribuição da responsabilidade em casos de colisões, quedas de lixo espacial, e como o setor de seguradoras deve se adaptar para atender à essa necessidade.

Fonte: O POVO Online