As principais seguradoras se lançam para subscrever riscos no espaço cripto

Grandes seguradoras como a AIG, Allianz, Chubb e XL Group estão cada vez mais adaptando as opções de cobertura para proteger as empresas no espaço cripto, informa a Bloomberg em 19 de julho.

A Aon, uma grande corretora de seguros que alega ocupar 50% do mercado de seguro de criptos, disse à Bloomberg que a empresa está vendo mais proteções específicas para criptomoedas que atendem à nova indústria.

Outro corretor, Marsh & McLennan, disse que o ano de 2018 tem sido “rápido” para as seguradoras de criptomoedas, revelando que a Marsh agora formou sua primeira equipe dedicada a políticas de corretoras para startups de blockchain.

As fontes da Bloomberg dizem que os prêmios para as empresas relacionadas à criptomoedas podem representar mais de cinco vezes os custos médios de cobertura de uma apólice de seguro corporativa tradicional, às vezes chegando a 5% dos limites de cobertura anualmente. As políticas podem exigir que “até uma dúzia de subscritores” consigam US $ 5-15 milhões de proteção cada um.

Estes são altos prêmios para o que são percebidos como sendo de alto risco, discutivelmente discutidos no início deste ano com o roubo sem precedentes de US $ 532 milhões em criptomoedas do Coincheck da bolsa japonesa.

As grandes seguradoras parecem relutantes em revelar a extensão da cobertura oferecida. Bloomberg cita uma declaração da Chubb que disse que a empresa não irá subscrever seguro para trocas de cripto ou carteiras. A XL também cobriu detalhes específicos, dizendo apenas que está “tomando cuidado ao analisar esses riscos e analisá-los caso a caso”.

Mesmo recusando-se a divulgar a soma dos prêmios relacionados à criptos que assumiu até agora, a American International Group confirmou que a empresa se reuniu com cripto-custodiantes e plataformas de negociação sobre proteção.

Christian Weishuber, da Allianz, declarou que acredita que “o seguro para armazenamento em criptomoedas será uma grande oportunidade … os ativos digitais estão se tornando mais relevantes, importantes e predominantes … e estamos explorando opções de produtos e cobertura nessa área”. Allianz já começou a oferecer cobertura individual para roubo de criptomoedas no ano passado.

Entre os principais participantes da indústria de criptos, a Coinbase, empresa norte-americana de serviços de câmbio e carteira, garante fundos armazenados em carteiras quentes – que representam até 2% dos ativos dos clientes -, mas não revela até que ponto sua cobertura se estende.

Notavelmente, a própria tecnologia que sustenta as criptomoedas, blockchain, está sendo cada vez mais considerada como uma solução para inovar a própria indústria de seguros, com a Marsh recentemente firmando parceria com a IBM em sua primeira solução blockchain comercial para provas de seguro.

FONTE: Cointelegraph