Zurich faz parceria com Torq para acelerar projetos de inovação

Parceria vai priorizar duas frentes: a sensibilização e treinamento de colaboradores, além da fase que cuidará da implantação de novos projetos.

A Zurich acaba de lançar, junto ao Torq, um programa para acelerar e aperfeiçoar seus projetos de inovação. O trabalho terá duas frentes: a primeira é a sensibilização e treinamento de colaboradores e a segunda fase está relacionada à implantação de novos projetos.

“O Torq vai apoiar a companhia na execução e velocidade dos projetos. O que se espera é que, de fato, haja um resultado concreto na companhia. Uma ideia não implementada vale zero”, diz o diretor de Inovação e Estratégia da Zurich, Rodrigo Barros.

A contratação do Torq vem em linha com a estratégia global da empresa, focada em três pilares: cliente, inovação e simplificação. No entanto, mudar a cultura tradicional para novas formas de gestão e busca de soluções requer um programa estruturado.

Por esse motivo, a Zurich buscou um parceiro fora. “O processo de transformação digital dentro de uma empresa é complexo. Há um conjunto de legados, desde culturais a modelos de negócios preestabelecidos.

Precisamos olhar para o todo para definir a estratégia sobre como a empresa vai se estruturar. A companhia precisa estar aberta a mudanças e contar com um processo mais democrático”, diz Marcelo Bradaschia, COO do Torq.

Nesta primeira fase, iniciada no mês de junho, foi lançado um concurso de inovação. O objetivo é envolver os cerca de 1.500 colaboradores da companhia para capturar novas ideias que serão implantadas no futuro.

Os participantes apresentarão projetos voltados para melhorar o atendimento aos clientes e buscar simplificação, que podem utilizar tecnologias disruptivas, como machine learning. “Na captura de ideias, foram identificadas ineficiências para os clientes, que servirão como matéria-prima para desenvolver soluções para buscar resultados concretos”, afirma Barros.

As melhores ideias serão selecionadas por uma banca formada por participantes do Torq e executivos da Zurich, incluindo o CEO. Os grupos escolhidos receberão treinamentos específicos para o aperfeiçoamento das ideias e montagem dos projetos.

Depois deste período, serão escolhidas as iniciativas a serem implantadas e os ganhadores, que junto com pessoas estratégicas dentro da empresa, farão um curso intensivo de inovação no Torq, o que envolverá também experiências práticas. “Não será simplesmente um treinamento. Haverá duas imersões.

Uma sobre o que está acontecendo no mercado e no mundo com relação às novas tecnologias e outra, que durará um mês, com treinamento e método, ou seja, vão colocar a mão na massa. As ideias vencedoras se tornarão projetos executados dentro do laboratório do Torq com financiamento da Zurich”, diz.

O objetivo da Zurich é acelerar a implantação de soluções e buscar métodos mais eficientes para a elaboração de projetos. “Os métodos estudados já serão utilizados na definição de protótipos e provas de conceito para problemas que nós já temos na companhia.

Esta mesma turma continuará desenvolvendo projetos para entrega de soluções para os problemas em até doze meses. Para isso, contarão com a mentoria do Torq”, ressalta. Além do concurso de inovação, o Torq também está realizando workshops sobre as novas técnicas, métodos e tecnologia para os gerentes da Zurich. Neste ano, já ocorreram três e há outros agendados.

FONTE: Revista Apólice