Fique atento a dicas de segurança para sua viagem, alerta Executivo de Seguradora

Julho é mês de férias e de cuidado com o carro antes de pegar estrada. Na temporada de viagens em família e entre amigos, é importante lembrar dos detalhes para deixar o carro seguro. Para que todos possam fazer uma viagem com conforto, segurança e livre de interrupções indesejadas, algumas precauções devem ser tomadas.

Carlos Cortés, Head de Risk Engineering da Zurich, reuniu dicas simples para evitar que um momento de descontração e lazer se torne um grande transtorno. “Não existem segredos. Somente um grupo de pequenos cuidados que o motorista deve se atentar de tempos em tempos para não ter nenhuma surpresa ruim”.

Planeje antes

O primeiro passo, quando já se tem o destino definido, é fazer uma estimativa realista do tempo que a viagem irá durar. “Isso irá permitir que o motorista se programe para dirigir somente à luz do dia, o que é consideravelmente mais seguro em comparação com a noite e a madrugada”, explica Carlos. Ao calcular esse tempo, é importante planejar também as paradas para um lanche e locais de pernoite, quando necessário.

Às vésperas da viagem, a previsão do tempo deve ser consultada para que se evite viajar sob neblina ou fortes tempestades. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas desde a noite anterior à viagem e deixar o sono em dia é fortemente recomendado.

Cuide da sua segurança

O motorista deve cuidar de ter água potável para beber – especialmente durante os dias mais quentes. Além disso, é importante ter certeza que há combustível o suficiente para completar o trajeto para evitar paradas desnecessárias em locais desconhecidos.

Para sua segurança, o motorista também deve deixar outras pessoas cientes do seu paradeiro. De acordo com Carlos, “o viajante deve sempre avisar alguém de confiança sobre sua rota de viagem e o tempo estimado até o destino, além de se certificar que o seu celular está completamente carregado antes de iniciar a viagem”.

Dar carona para estranhos ou mochileiros na beira da estrada pode ser arriscado, especialmente quando se viaja com crianças. Por isso, caso vejam alguém em uma situação suspeita, sigam em frente e avise a polícia quando estiverem em segurança.

Verifique a manutenção do veículo

Antes de pegar estrada, o motorista deve se certificar que o automóvel tem plenas condições de cumprir o trajeto sem danos aos seus componentes. “Um checklist de poucos itens pode resolver essa etapa. Comece pelos níveis de água e óleo do motor, verificando sempre antes da primeira partida do dia, pois os fluídos estarão em descanso, de forma que a medição saia correta. Antes de iniciar seu trajeto lembre-se de completar o tanque e aproveitar para verificar as condições dos pneus e calibra-los, sem esquecer do estepe”, explica Carlos.

O viajante deve se ater também a falhas da bateria ou barulhos que o veículo possa ter apresentado ultimamente. “O ideal é que se faça um agendamento para revisão do veículo na concessionária ou em um mecânico de confiança. Assim, a viagem pode ser feita com a consciência tranquila de que a manutenção está em dia”.

A bagagem

As malas e mochilas devem ser sempre acomodadas no porta-malas. Nunca coloque bolsas ou objetos em locais que atrapalhe a visão dos espelhos ou corram o risco de serem projetadas em caso de frenagem abrupta. Carlos completa que “o viajante deve ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo”.

Caso o motorista opte por transportar seus animais de estimação, os mesmos devem estar, a todo o momento, presos por suportes adequados ou utilizando-se de transportadores.

Dirija com segurança

Dirigir é cuidar de si e também do outro. O motorista deve estar atento às falhas dos outros motoristas e pedestres também. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos em férias, fins de semana e feriados. “O viajante deve manter uma distância segura do veículo à frente, lembrando que o peso adicional de bagagens e passageiros afeta diretamente o tempo de frenagem do veículo”, comenta Carlos.

Além do mais, itens básicos, como cintos de segurança, cadeirinha e bebê-conforto para crianças e faróis, podem significar a diferença entre a vida e a morte em casos de acidentes.

Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sague circular, espantando o cansaço e o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.

Confira a apólice do seu seguro

O seguro automóvel é outro item essencial, não somente pelas coberturas, mas também pelos serviços que podem ser muito úteis em caso de necessidade. Leia sua apólice, confira a vigência, certifique-se das coberturas contratadas. “É extremamente necessário estar ciente do que você está coberto e, caso sinta falta de algum item, procure seu corretor. Não é momento para deixar para depois”. Aqui vale também estudar a possibilidade da contratação de um seguro viagem para deixar a diversão ainda mais protegida.

FONTE: CQCS | Sueli Santos