DetranRS recicla 513 sucatas de veículos em São Borja e Cidreira

Quinhentas e treze sucatas de veículos abandonados nos depósitos credenciado ao DetranRS em São Borja e Cidreira começam a ser reciclados nesta semana.  São 264 motos, 163 veículos leves e sete pesados em São Borja, e 21 motos e 58 carros em Cidreira.

Essa sucata será descontaminada, prensada e transportada para a siderúrgica, onde o material ferroso será triturado e então derretido para ganhar novo uso.  Com a reciclagem, os velhos carros que enferrujavam nos depósitos, poluindo o solo, se transformam em matéria-prima para a indústria.

Processo

A primeira etapa da reciclagem, que é feita no próprio depósito com equipamento desenvolvido especialmente para esse fim, é a descontaminação, quando são retirados resíduos poluentes, como óleo de motor, fluido de freio, baterias e extintores. Depois, os veículos são compactados para facilitar o transporte, e enviados à siderúrgica, onde são triturados para fundição.

Além de poupar o meio-ambiente de possíveis contaminações, a medida também libera espaço nos depósitos onde estão abandonadas essas sucatas classificadas como materiais inservíveis. São materiais inservíveis os veículos, há mais de um ano em depósito e sem condições de circulação.

A reciclagem de material inservível é realizada de forma sistemática no Rio Grande do Sul desde 2010 e já destinou mais de 40,7 mil sucatas (quase 19 mil toneladas) para reciclagem.

Fonte e Foto: Arquivo DetranRS