DetranRS apresenta na Transposul diagnóstico de acidentes com caminhões

Feira acontece de 27 a 29 de junho em Bento Gonçalves.

O DetranRS apresenta, durante a 20ª Transposul, uma análise estatística dos acidentes fatais envolvendo caminhões no Estado. A palestra, programada para às 14h da sexta-feira (29), faz parte da programação do congresso técnico e demonstra uma redução constante desses óbitos entre os anos de 2014-2017. A feira acontece de 27 a 29 de junho nos pavilhões do Fundaparque, em Bento Gonçalves.

O DetranRS também estará com um estande na feira, onde será possível esclarecer dúvidas sobre as blitz da Balada Segura e experimentar o teste do etilômetro, além de buscar informações sobre veículos, habilitação e multas.

Transportadora da vida

A premiação da 12ª edição do Transportadora da Vida, selo de certificação que contempla empresas que se destacaram pela preocupação com a segurança no trânsito, vai ser realizada no último dia de feira, às 15h30. Este ano 25 empresas se inscreveram para o processo de certificação, sendo avaliadas por meio de uma lista de 23 itens de verificação. As que obtiveram o mínimo de 70% vão receber o selo.

Já para a premiação ouro, prata e bronze foram dez inscritas, que além de preencherem os requisitos do selo apresentaram um case de educação e segurança e expuseram indicadores de desempenho no trânsito e idade média da frota. A banca avaliadora, composta por três membros convidados pela coordenação do programa e atuantes na área do trânsito, tem como membros Carlos Tatsch, do Instituto Zero Acidente, Karla Livi, do Programa Vida no Trânsito da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e Julio Cesar Moreira de Almeida, da EPTC.

De acordo com João Antônio Jardim Silveira, coordenador de Projetos e Ensino Presencial do DetranRS, “as empresas vêm se adequando às normativas do programa e melhorando a cada ano, evoluindo bastante pela segurança no trânsito”.

Na solenidade é feita também uma homenagem aos motoristas e cada empresa certificada indica um funcionário para recebê-la. “No fim, são eles que propagam essa educação no trânsito”, conclui Valéria Pereira da Silva Sehnem, da Coordenadoria de Projetos e Ensino Presencial do DetranRS.

Fonte e Foto: Arte DetranRS