Compensa usar o seguro viagem do cartão de crédito? Compare

Vale a pena economizar na compra do seguro viagem e utilizar a proteção oferecida pelo cartão de crédito? Depende. Antes de tirar a conclusão, é preciso ponderar uma série de fatores, como duração e tipo de viagem, além de coberturas. Mas, antes de tudo, é necessário se certificar se o cartão de crédito oferece, de fato, o benefício

Em geral, o benefício é oferecido por plásticos de categorias superiores, como Platinum, Infinite e Black, que em geral exigem que seus usuários tenham uma renda mais alta. Nos plásticos das demais bandeiras, o consumidor não tem outra opção a não ser contratar o seguro por conta própria.

Mesmo entre os cartões que oferecem o benefício, alguns podem limitar seu uso e exigir, por exemplo, que o seguro viagem só possa ser utilizado caso a passagem aérea seja comprada integralmente no plástico.

Para responder se a cobertura do cartão de crédito é satisfatória para o viajante, é preciso analisar caso a caso. Isso porque o produto possui algumas limitações que podem ser imprescindíveis para alguns viajantes.

Veja abaixo o que oferece o seguro viagem de cada cartão de crédito, de acordo com levantamento feito pela Proteste para o site Exame:

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/1-400×174.jpg

Coberturas adicionais:

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/2-400×250.jpg

Visa

Cobertura básica:

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/1.2-400×253.jpg

Coberturas adicionais:

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/1.3-317×265.jpg

Amex

Cobertura básica

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/1.4-285×265.jpg

Coberturas adicionais:

https://www.cqcs.com.br/wp-content/uploads/2018/06/2.1-359×265.jpg

 

Coberturas limitadas

Os seguros das bandeiras Visa, Master e Amex têm coberturas para despesas médicas ocorridas em caso de acidentes e/ou enfermidades. Geralmente as coberturas ficam acima de 30 mil dólares e, em muitos casos, os produtos são aceitos no território Europeu.

Mas vale ficar atento. Há produtos como os seguros dos cartões da Amex Express Green que só cobrem despesas médicas até o valor de 5 mil dólares, o que seria insuficiente em uma viagem internacional e nem seria aceito pelo Tratado Schengen.

Em alguns destinos, o seguro precisa garantir a repatriação funerária em caso de falecimento do viajante. Contudo, apenas os cartões de plásticos superiores têm essa garantia.

Nem todos os cartões de crédito oferecem cobertura para seguro em caso de cancelamento de voo e seguro por bagagem extraviada, duas coberturas interessantes para viajantes e que não podem ser contratadas de forma adicional.

Em geral os seguros de cartão de crédito têm cobertura que varia entre 30 e 60 dias. Portanto, para usuários que pretendam fazer um intercâmbio ou uma viagem mais longa, será necessário contratar um seguro viagem de uma empresa especializada.

Exclusões

Cada seguro tem uma lista de exclusões específicas. Por conta disso, a leitura prévia do contrato é obrigatória. Para quem pretende praticar esportes radicais, por exemplo, é preciso contratar um seguro a parte, pois os seguros dos cartões de crédito costumam não cobrir estes riscos.

Atendimento à gestantes também não costuma ser oferecido pelas proteções atreladas a cartões. Por isso é preciso novamente procurar produtos específicos em empresas especializadas, neste caso.

Segundo Renata Pedro, coordenadora de pesquisas da Proteste, é imprescindível que o usuário avalie o seu perfil antes de dizer que o seguro do cartão de crédito vale a pena. “Cada um possui uma necessidade em sua viagem”

FONTE: Exame