Blockchain: conheça a tecnologia que pode transformar o mercado de seguros

Uma tecnologia que chegou para provocar rupturas. Assim costuma ser definido o blockchain, algo que pode ser pensado como estruturas fundamentadas em criptografia para criação e troca de ativos. Em entrevista exclusiva ao CQCS, Rodrigo Ventura, CEO da 88Insurtech, fala sobre a tecnologia e como ela é usada no mercado de seguros.

As aplicações para a tecnologia já estão sendo estudadas em diversos setores, como bancos, cyber security, cadeia de suprimentos e, claro, Seguros. “É uma tecnologia que, por exemplo, poderia agilizar o pagamento das comissões para o corretor de seguros”, exemplifica Rodrigo Ventura, CEO da 88Insurtech, plataforma digital que oferece validação de identidade, scoring e rating, distribuição de produtos de seguros, marketplace de serviços de seguros e o registro de apólices com a transparência permitida pelo blockchain. “O blockchain garante imutabilidade e segurança de dados e da informação na internet. Com blockchain, a informação é auditada e auditável”, completa o empreendedor.

Ele lembra que com o blockchain as transações são muito mais rápidas, do pagamento da indenização de sinistros às comissões. “Com blockchain, teremos muito mais eficiência tecnológica. As transações serão mais rápidas, a segurança da apólice será mais rápida, o corretor receberá a comissão mais rápido e o pagamento do sinistro será mais rápido”, diz.

O CEO da 88Insurtech afirma que ainda é cedo para saber como o setor utilizará a tecnologia, mas acredita que a utilização de blockchain no mercado segurador é algo irreversível. Perguntado se acredita que as estruturas de dados centralizada e proprietária será substituída pelo blockchain, Ventura pondera: “É difícil dizer se vai ser totalmente substituída, mas é fato que o gênio saiu da lâmpada e não volta mais.

Já há experiências de modelos totalmente descentralizados versus o centralizado, que é o atual, e essas experiências vão conviver por algum tempo. O modelo descentralizado vai tomar mais espaço, mas se vai haver uma substituição completa só o tempo irá dizer”, analisa.

As aplicações do blockchain pela indústria do Seguro serão debatidas no Insuretech Connect 2018, que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Considerado o maior encontro de inovação em Seguros do planeta, o encontro deverá reunir mais de seis mil profissionais do mercado de seguros mundial, incluindo representantes de mais de 50 países.

Uma das novidades deste ano é um serviço exclusivo para os brasileiros que promete fazer toda a diferença para os profissionais que participarão da convenção: o CQCS & ITC Experience. O pacote oferece diversos benefícios para que os executivos do Brasil possam aproveitar melhor a conferência.

Mais informações sobre a InsureTech Connect 2018 podem ser obtidas pelo do email itc@cqcs.com.br.

FONTE: CQCS | Ivan Netto