Ambulâncias novas do Samu estão paradas por falta de seguro em Londrina

Secretaria Municipal de Saúde afirma que licitação ainda não foi concluída porque há poucas empresas interessadas em prestar o serviço.

Quatro novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão paradas em Londrina, no norte do Paraná, porque a prefeitura ainda não conseguiu fazer o seguro desses veículos. A Secretaria Municipal de Saúde diz tem problema para encontrar empresas interessadas em prestar o serviço.

Segundo o município, a situação só deve mudar quando for concluída a licitação para a contratação de uma seguradora. E isso não há prazo para ocorrer.

Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde em maio, e estão parados no pátio do município.

O secretário municipal de Saúde, Felipe Machado, explica que não adiantou a documentação para fazer o seguro porque os veículos precisavam ser emplacados. Agora, o problema é a falta de interessados.

A prefeitura precisa de orçamentos de três seguradoras, no entanto somente duas empresas se interessaram pelo serviço até esta sexta-feira (15). O seguro de ambulâncias é caro devido ao alto risco de acidentes.

O impasse foi repassado à Secretaria Municipal de Gestão Pública que vai analisar como a licitação será realizada, mesmo com esta dificuldade. Somente depois de concluir a concorrência, as ambulâncias novas poderão rodar.

O secretário municipal de Saúde disse que o atendimento não está comprometido, pois as novas ambulâncias vão substituir veículos antigos. Atualmente, das oito ambulâncias que estão em uso pelo Samu, uma está parada em uma oficina aguardando por conserto.

Fonte: Revista Apólice