Polícia investiga se bandidos também negociam resgate por carros roubados na cidade do Rio

Viatura da PM protege cena do crime após motorista ser baleado durante roubo de carro na Zona Norte do Rio.

O pagamento de resgate para ter de volta carros roubados também está sendo investigado no Rio pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da Polícia Civil. A especializada apura se uma quadrilha está negociando com traficantes de favelas da Zona Norte a devolução desses veículos.

Ontem, O GLOBO mostrou que a delegacia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, tem informações de que cooperativas de proteção veicular estão pagando valores exigidos por assaltantes para reaver carros roubados.

A suspeita da DRFA é que o grupo que age na Zona Norte faça a negociação para vítimas de roubos e cooperativas de proteção veicular. Após o crime, a quadrilha é acionada e entra em ação para recuperar o automóvel levado pelos bandidos. Se identificados pela polícia, os integrantes do bando podem ser indiciados pelo crime de extorsão, cuja pena varia de quatro a dez anos de prisão.

O advogado Raul Canal, presidente da Agência de Autorregulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial (AAAPV), admite que cooperativas do setor que atuam no Estado do Rio pagam aos ladrões para que os veículos sejam devolvidos. Segundo ele, a entidade não recomenda qualquer tipo de negociação com criminosos e vem tentando inibir essa prática. O advogado disse ainda que cooperativas de Minas Gerais estão começando a agir da mesma forma:

— O que ocorre é que as cooperativas adotaram essa prática no início e acabaram ficando reféns.

Elas contratam uma empresa de pronta-resposta, integrada por policiais aposentados e até alguns da ativa, para recuperar os carros. E isso acontece rapidamente, em poucas horas. Nossa orientação é que esse pagamento não seja feito. É uma bola de neve. Não se consegue mais sair disso. Isso estimula os roubos — afirma Raul Canal.

Alimento para os algozes

O advogado informou que cerca de 20 cooperativas que fazem seguro no Rio são ligadas à agência. Na próxima semana, haverá uma assembleia na cidade com os associados.

— Queremos fazer um pacto ao menos com as cooperativas associadas para que não paguem mais resgate pelos veículos roubados. Vou alertar: “Vocês estão alimentando seus algozes”. O resultado disso é que os criminosos já concluíram que “sequestrar” automóveis é menos perigoso e mais rentável do que traficar drogas — opinou.

O delegado titular da 54ª DP (Belford Roxo), Luiz Henrique Ferreira Guimarães, atribui o aumento do número de roubos de veículos à prática de pagar pelo resgate dos automóveis.

Em fevereiro passado, foram registrados 266 casos na cidade, uma alta de 52% em relação ao mesmo mês de 2017. Hoje, a delegacia vai pedir à Justiça a prisão de dois homens suspeitos de fazer parte de uma quadrilha de roubo de veículos que age em Belford Roxo.

Rafael dos Anjos Gomes, de 20 anos, e Guilherme Albuquerque Silva, de 19, aparecem num vídeo que circula nas redes sociais desde o início desta semana. Na gravação, diversos homens com fuzis, em cinco carros, circulam pelas ruas do município.

Fonte: Extra digital – casos de Polícia – Foto: Uanderson Fernandes