SindSeg MG/GO/MT/DF promove a primeira edição do SindSeg Insurtech Connection

Entre os meses de maio, junho e julho, o SindSeg MG/GO/MT/DF realiza a primeira edição do programa SindSeg Insurtech Connection. Por meio dele, várias startups de todo o país serão estimuladas a criar soluções para o mercado de seguros. A iniciativa foi idealizada pela Comissão SindLab, formada em setembro do ano passado para viabilizar iniciativas baseadas em tecnologias e inovações para o mercado de seguros.

“Qualquer tipo de inovação é sempre muito positiva. Mais do que agregar valor às atividades das seguradoras, a tecnologia também corrobora para a economia dos recursos tanto por parte das empresas quanto dos segurados”, afirma Pedro Teixeira, sócio-diretor de aceleração da aceleradora Tropos Lab, empresa contratada pelo SindSeg MG/GO/MT/DF para monitorar os trabalhos e intermediar o relacionamento entre as associadas as startups, por meio também de um programa de aceleração próprio.

Além das insurtechs, startups focadas em soluções específicas para o mercado de seguros, poderão participar da iniciativa outras startups, que também irão propor soluções para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e ferramentas e ainda para a otimização da gestão das seguradoras.

Muito mais que possibilidades para o melhor desempenho das associadas, a tecnologia também é uma aliada para o desenvolvimento de soluções que antecipem, previnam e façam a gestão das atividades que impactam no mercado de seguros. “Imagine um sistema que seja capaz de avisar ao segurado que ele deixou a janela de casa aberta quando há o risco de uma chuva ou que alerte os perigos de estacionar o carro numa determinada rua à noite”, exemplifica Pedro.

O presidente da Comissão SindLab, Leandro Godinho, aposta no sucesso do SindSeg Insurtech Connection. “Tenho certeza de que as empresas apresentarão soluções que vão ao encontro do desenvolvimento do setor. Por serem empresas criativas e leves, elas pensam em alternativas desvinculadas de conceitos pré-estabelecidos, ou seja, ‘fora da caixa’”, diz Leandro.

Etapas – O SindSeg Insurtech Connection consiste em cinco etapas. Na primeira, as startups interessadas inscreverão as suas propostas no site do programa até o dia 17 de junho. As ideias devem se enquadrar em uma das cinco categorias determinadas. São elas: tecnologia; novos modelos de negócio e produtos; gestão; acesso, cultura e educação e áreas correlatas.

Após a análise dos projetos, serão anunciadas até o dia 25 de junho as 50 startups para continuar no programa. A etapa seguinte, chamada de bootcamp, será realizada nos dias 27 e 28 de junho. Nesses dois dias, representantes das associadas e das startups se reunirão para discutir as propostas.

Depois desses encontros, as startups terão a oportunidade de desenvolver as ideias até o dia 7 de agosto com base nas discussões propiciadas pelo bootcamp. Por fim, no dia 7 de agosto, será realizado o demoday, quando os trabalhos serão apresentados à diretoria do SindSeg MG/GO/MT/DF e aos representantes das associadas.

Inscrições neste link: https://sindsegmd.com.br/startups/

FONTE: Revista Cobertura