Tolerância Zero às Fraudes: o que a Seguradora Líder está fazendo para combater às fraudes no Seguro DPVAT?

Aqui na Seguradora Líder, uma das nossas atribuições é criar instrumentos para proteção do Seguro DPVAT contra os fraudadores. Tudo para garantir que esse importante benefício social continue atendendo a quem de fato precisa.

E, para isso, contamos com uma área dedicada ao combate às fraudes, investimento em tecnologia para detecção de pedidos fraudulentos, o Canal de Denúncias, e muito mais. Ficou curioso? É só continuar acompanhando o nosso post.

Atuação direta para denúncias de casos suspeitos

A Seguradora Líder realiza um trabalho cada vez mais focado nas estratégias de prevenção, detecção e investigação de fraudes, pessoal. Quando uma fraude é detectada, a Seguradora envia uma notícia crime para apuração dos órgãos competentes.

E os resultados podem ser vistos: somente até abril, as ações proativas da Companhia já resultaram em 32 sentenças condenatórias; 52 condenados; 13 condenações, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 11 prisões em todo o Brasil. Uau! Mas não para por aí: atualmente, temos ativos mais de 9 mil procedimentos criminais em diversos estados brasileiros. Para mais novidades, é só ficar ligado na nossa Newsletter semanal, “Seguradora Líder Informa”.

Uma área totalmente dedicada ao combate às fraudes

É isso aí! Para garantir que o combate às fraudes no Seguro DPVAT seja cada vez mais efetivo, contamos com uma área de Prevenção e Combate às Fraudes, responsável por monitorar os pedidos de indenização a fim de detectar irregularidades e não efetuar o pagamento indevido. O trabalho dessa área é baseado no chamado “Ciclo de Vida da Fraude”, que consiste em etapas de prevenção, monitoramento, avaliação de risco e criação de pontos de controle. Bem legal, não é?

Tecnologia como principal aliada

A tecnologia está em todo o lugar e aqui na Seguradora Líder não é diferente! Investimos em tecnologias focadas no aprimoramento dos controles para a detecção de pedidos fraudulentos.

Quer um exemplo disso? Atualmente, todos os pedidos de indenização do Seguro DPVAT são avaliados por softwares de inteligência artificial, como ferramentas deAnalytics/Big Data que, através de mais de 200 parâmetros, conseguem monitorar ocorrências suspeitas, além de fazer o controle de risco.

Para garantir a efetividade, esse sistema usa dados de sinistros comunicados desde 2008, ano da criação da Seguradora Líder, para avaliar as ocorrências com mais chances de possuírem irregularidades.

Como você pode colaborar?

Você também pode garantir que o Seguro DPVAT continue chegando aos seus beneficiários de direito. Quer saber como? Através do Canal de Denúncias da Seguradora Líder, disponível tanto clicando aqui quanto através do 0800 022 12 05, de forma rápida e gratuita, sem necessidade de identificação. Ajude a combater este mal: os beneficiários do Seguro DPVAT agradecem.

Por aqui, a gente lembra: fraude em seguro é crime e fraudar o Seguro DPVAT prejudica os acidentados no trânsito. Fazendo a sua parte, todo mundo sai ganhando!

Fonte: Viver Seguro no Trânsito