Tática para economizar combustível traz riscos à segurança.

Com os preços dos combustíveis ainda altos em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, muitos motoristas apelam para a criatividade para economizar.

Uma dessas alternativas é colocar o veículo em ponto morto antes de descidas, para tentar economizar algo neste momento, uma prática que não é recomendável. Conhecida como “banguela”, essa atitude traz riscos para a integridade do veículo e dos passageiros.

“Nossa orientação é que não se utilize o ponto morto em nenhum momento que o veículo estiver em movimento. O mais eficiente e seguro é o carro estar sempre engrenado”, enfatiza Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL.

O (mau) hábito vem da época dos carros carburados, e até fazia sentido naquele tempo, já que o motor nunca parava de receber combustível e o fluxo com a embreagem desacoplada era um pouco menor.

Entretanto, nos modelos com injeção eletrônica, o sistema monitora constantemente o comportamento do motor a fim de otimizar o consumo. Assim, mesmo que o propulsor esteja embreado, o índice de injeção de combustível será zero se o acelerador não estiver acionado.

Saiba mais nesta reportagem do UOL,

https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/24/ta-faltando-combustivel-abusar-da-reserva-afeta-funcionamento-do-carro.htm  que contou com a colaboração do CESVI.

Fonte: Cesvi Brasil