Um retrato de 10 anos no trânsito

Em 2008, a Corte Portuguesa comemorava 200 anos da sua chegada às terras brasileiras, o Brasil celebrava 120 anos da abolição da escravatura e nos Estados Unidos, Barack Obama era eleito presidente. Nesse mesmo ano, a Seguradora Líder nascia, com o objetivo de tornar mais fácil o acesso ao Seguro DPVAT para todos os brasileiros. Para contar a história desta última década, lançamos o Boletim Estatístico especial “Dez anos de trânsito”,

https://www.seguradoralider.com.br/Documents/boletim-estatistico/Boletim%20_ESPECIAL%2010%20ANOS.pdf que consolida os números de pagamento de indenizações e, assim, fornece um importante instrumento para apoiar governos e instituições no planejamento de políticas de educação e ações de segurança no trânsito. Nesse post, te levaremos por uma viagem de 10 anos de história do trânsito brasileiro. Confere só!

Mais de 4,5 milhões de indenizações pagas

Entre morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas, 4,5 milhões de pagamentos de indenizações foram pagas pelo Seguro DPVAT em todo o território nacional, número equivalente a pouco mais de 2% do total da população brasileira, pessoal. Deste total, foram mais de 500 mil mortes e cerca de 3,1 milhões de indenizações por invalidez permanente. Ficou impressionado com os números? A gente também! Então, é hora de pensar: o que podemos fazer juntos para mudar essa realidade, hein?

Jovens são as maiores vítimas do trânsito

Se tem uma tendência que não mudou nesse período de 10 anos foi o fato da faixa etária mais atingida ser a de 18 a 34 anos, considerada economicamente ativa. Em 2008, essa faixa representava 53% das indenizações e, em 2017, apesar de uma pequena queda, a faixa economicamente ativa continuou sendo a mais atingida, com 49% dos pagamentos.

Motocicletas na liderança

Não é de hoje que as motocicletas são responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, galera. Nos últimos dez anos, elas foram responsáveis por 70,45% do total de indenizações pagas, ou seja, dos 4,5 milhões de indenizações pagas neste período, 3 milhões foram destinadas às motocicletas. Assustador! E se a gente te contar que foram mais de 198 mil indenizações pagas por morte e 2,4 milhões por invalidez permanente somente para esse tipo de veículo? Então, galera da motoca, fica a dica: redobrar a atenção no trânsito nunca sai de moda, pessoal!

Evolução das indenizações na Região Nordeste

Em 2008, a Região Nordeste era responsável por apenas 17% das indenizações pelo Seguro DPVAT. Uma década depois, passou a ser a região com maior concentração das indenizações pagas, apesar da sua frota ser a 3ª maior do país, ficando atrás das regiões Sudeste (49% da frota nacional) e Sul (20% da frota nacional). Somente no ano passado, foram 122.468 indenizações pagas para uma frota de 16 milhões de veículos nessa região, galera.

Mais carros nas ruas

Em 2008, o Brasil tinha 189 milhões de habitantes. Em 2017, esse número foi para 207 milhões. Isso quer dizer que, a cada ano, a população brasileira aumentou 1,8 milhão. Se esse número é expressivo, o que dizer dos veículos das ruas? Eles também cresceram, passando de 53 milhões para 94 milhões, um crescimento de cerca de 77%. Com esses números, a gente conclui que existe cerca de 2,2 carros para cada brasileiro, galera.

Aumento nos pontos de atendimento

Outro marco bem bacana destes 10 anos foi o aumento de pontos de atendimento, o que permitiu que a Seguradora Líder levasse o Seguro DPVAT para toda a população brasileira, fazendo valer sua importante missão social. Neste período, a Companhia passou de 552 pontos de atendimento em 2008 para 8.083 no final de 2017, uma variação de 1.364,13%. E sabe o mais legal? Você pode encontrar o mais perto da sua casa lá no nosso site, é só clicar aqui. https://www.seguradoralider.com.br/Pontos-de-Atendimento.

Fonte: Seguradora Líder