Uma viagem pelos Seguros Obrigatórios

Muita gente só lembra deles no momento de realizar o pagamento ou quando um acidente acontece. Sabe do que estamos falando, pessoal? Dos seguros obrigatórios. E adivinha só: o Seguro DPVAT é um deles!  Hoje, queremos te contar um pouco mais sobre como eles auxiliam em momentos complicados e inesperados, seja na terra, no mar ou no ar.

Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT)

A gente não poderia começar esse post de forma diferente, não é? Afinal, o Blog Viver Seguro no Trânsito é a casa do Seguro DPVAT! 😉 Ele foi criado em 1974 e é um seguro pago pelos proprietários de veículos do Brasil e tem como finalidade amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, independentemente da apuração de culpados, através das coberturas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. Para saber mais sobre ele, é só ficar ligadinho aqui no nosso blog ou acessar o site da Seguradora Líder clicando aqui. https://www.seguradoralider.com.br/.

Seguro Carta Verde

O Seguro Carta Verde é um seguro obrigatório para automóveis quando em viagem para países do Mercosul e cobre responsabilidade civil por danos pessoais e materiais causados a terceiros não transportados pelos veículos. Muita gente confunde este seguro com o DPVAT, mas a Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil, enquanto o DPVAT é um seguro de caráter social para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do responsável, galera.

Ah, outra informação bem importante é que ele deve ser pago antes mesmo do início da sua vigência, em data previamente acordada entre o proprietário do veículo e a seguradora de escolha.

Seguro de Responsabilidade Civil dos Transportadores

Você já sabe que os passageiros de um ônibus, por exemplo, contam com a cobertura do Seguro DPVAT, não é mesmo? Mas não é só isso! Eles também contam com o chamado Seguro de Responsabilidade Civil dos Transportadores. Criado em 1998, ele tem como objetivo indenizar as vítimas de acidentes no transporte coletivo interestadual e internacional de passageiros, sem prejuízo da cobertura do Seguro DPVAT e seu custo está discriminado nas respectivas apólices das empresas operadoras dos serviços. Uma informação bem bacana a respeito dele é que a sua garantia vigora durante todo o desenrolar da viagem, iniciando-se no embarque do passageiro no veículo e permanecendo durante todo o seu deslocamento pelas vias urbanas e rodovias.

Seguro Aeronáutico

Ao entrar em um avião, você já pensou que também está protegido? É o que acontece com o Seguro Aeronáutico, que oferece proteção contra os riscos do transporte aéreo, tais como danos ao casco do avião, reembolso de despesas ocorridas devido à acidentes e a chamada “responsabilidade civil” sobre passageiros, carga, tripulação, pessoas e bens no solo. Sua contratação é de responsabilidade das empresas aeronáuticas. Ufa… não precisa se preocupar quando for fazer aquela viagem dos sonhos, né?

Seguro de Danos Pessoais de Embarcações ou suas Cargas (DPEM)

Você já viu seguros de transportes terrestres, aéreos… e no mar? Bem, no mar, o seguro obrigatório é o DPEM, que tem por finalidade dar cobertura de vida e acidentes pessoais a pessoas, transportadas ou não em acidentes decorrentes de embarcações ou suas cargas, sem importar que a embarcação esteja ou não em operação. Assim como o Seguro DPVAT, o DPEM conta com três coberturas: morte, invalidez e despesas médicas. É importante lembrarmos que, desde o primeiro semestre de 2017, o Seguro não é mais comercializado pelo mercado.

Mais do que uma obrigação, estar em dia com os seguros acima é um exercício de cidadania, que ajuda a proteger milhares de vidas em caso de acidentes ou eventuais danos.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito