Aumento no movimento de cargas gera oportunidades profissionais

Porto de Santos obteve, em março, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre: 12,24 milhões de toneladas.

A economia brasileira já apresenta sinais de recuperação e há uma expectativa de que essa tendência tenha reflexos em diversos setores. Um deles é o de transporte de cargas. O Porto de Santos obteve, em março, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre: 12,24 milhões de toneladas, resultado 12,7% superior comparado ao mesmo mês em 2017.

De acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o acumulado de janeiro a março já supera em mais de 10% o movimento recorde do primeiro trimestre do ano passado.

Já as cargas aéreas somaram 217,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, 38,5 milhões a mais do que no mesmo período de 2017, segundo balanço do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O mês de março apresentou o maior crescimento, de 27,15%.

A intensificação dos negócios envolvendo o transporte de cargas no Brasil promete criar novas oportunidades para ingresso nesse segmento. Dentre as opções está a atividade de Comissário de Avarias, um especialista na análise de danos.

Para o corretor

Para formação desse profissional, a Escola Nacional de Seguros oferece o Curso para Habilitação de Comissários de Avarias, que ensina todos os aspectos da atividade, como análise da ocorrência de sinistros e vistoria de mercadorias, bens e equipamentos danificados.

A próxima turma terá início em agosto, em Guarulhos (SP), e as inscrições já estão abertas.

O curso é composto por disciplinas como Direito e Legislação do Seguro Transportes, Noções de Comércio Exterior, Transporte Aéreo de Cargas, Organização Portuária e Retroportuária Alfandegada, e Processo de Sinistro do Seguro Transportes.

O programa conta com atividades complementares, como aulas práticas, visitas técnicas e palestras. O investimento é de R$ 3.065,00, valor que pode ser dividido em quatro parcelas e os interessados devem ter Ensino Médio completo.

Para fazer sua inscrição ou ter mais informações, acesse o link (http://www.ens.edu.br/).

FONTE: Revista Apólice