Engate traseiro aumenta danos em colisão

Uso equivocado é perigoso e pode dar multa.

Originalmente projetado para transportar trailers, carretas e até rebocar outro veículo quebrado em caso de emergência, o engate traseiro virou uma espécie de “escudo” contra colisões traseiras – isso sem contar aqueles que instalam o item por estética. A sensação de proteção, porém, pode virar preocupação em caso de colisão traseira.

“Muitos condutores acreditam que o engate irá ‘proteger’ o carro e evitar possíveis danos ao para-choque em colisões traseiras. Mas é um equívoco perigoso, já que a peça pode, inclusive, ser pior em uma batida”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

Dependendo do tipo de impacto, o equipamento poderá causar não só deformações pontuais na capa de para-choque, mas afetar pontos da estrutura do veículo. Pior ainda é saber que, por reduzir a superfície de contato, o engate pode anular o efeito do para-choque, aumentando o impacto da batida para os ocupantes do carro.

Saiba mais nesta reportagem do UOL.

https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/03/engate-nao-e-acessorio-estetico-aumenta-danos-em-colisao-e-pode-dar-multa.htm

Fonte: Cesvi Brasil