Susep criou comissão para analisar o futuro do DPVAT

No Estado de S. Paulo, Antonio Penteado Mendonça, escreve que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) criou uma comissão para analisar o futuro do DPVAT, o seguro obrigatório de veículos, com forte viés de substituí-lo por outro de responsabilidade civil nos moldes do seguro obrigatório para veículos europeu.

Ele aponta que, curiosamente, de acordo com as atas das reuniões, a Susep e o Ministério da Fazenda são favoráveis ao novo seguro, enquanto as seguradoras se batem pela manutenção do DPVAT, com as alterações necessárias a adequá-lo à realidade brasileira, que, diga-se de passagem, não são muitas e fazem muito mais sentido.

Mendonça avalia que o DPVAT é uma invenção brasileira que deu certo. Além disso, na prática, o DPVAT é o único arrimo de uma massa impressionante de pessoas das classes D e E, que têm seus familiares vitimados por acidentes de trânsito.

E ressalta que não duvida da capacidade profissional dos técnicos da Susep e do Ministério da Fazenda, mas diz que pouquíssimos deles têm prática de campo no setor de seguros. “Basta ler algumas condições que são impostas ao mercado para ver que eles não sabem como é a rotina de uma seguradora e como acontecem as regulações e liquidações de sinistros”.

Fonte: Portal Nacional de Seguros