Carteira de negócios é de 120 mil apólices

A ENSA – Seguros de Angola, uma companhia estatal, conta com uma carteira de 120 mil apólices e uma oferta de 41 produtos adaptados às necessidades do mercado, mantendo um ritmo de crescimento de 12 por cento ao ano.

Os números foram fornecidos ao Jornal de Angola pelo presidente do conselho de administração da empresa, durante uma reunião do conselho técnico da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), realizada segunda-feira, em Luanda.

Manuel Gonçalves indicou que mais de 40 por cento da oferta da ENSA é liderada pelo seguro de saúde, um produto cada vez mais adquirido por funcionar como “elemento de retenção dos trabalhadores” a nível das empresas.

A ENSA observa taxas médias de crescimento de 12 por cento, desde há três anos, o que decorre do Plano Estratégico adoptado pela companhia para vigorar até 2020, reforçou o presidente do conselho de administração. Manuel Gonçalves notou que 80 por cento da quota de mercado é detida por cerca de seis das 26 seguradoras que operam no país, com a ENSA a controlar 40 por cento desse mercado.

A principal preocupação da companhia, prosseguiu, é a de elevar a cultura do seguro, para que as famílias e as empresas adiram de forma crescente a esse mercado e se elevem os indicadores de desempenho do sector segurador, com incidência para a taxa de penetração – a relação entre o volume de prémios e o Produto Interno Bruto (PIB) – e o índice de densidade de seguros. “É fundamental que o mercado segurador cresça, para que o sistema financeiro – o sector segurador, bancário e o mercado de capital – possa contribuir para alavancar a economia”, sublinhou.

Manuel Gonçalves considera que, ao longo das quatro décadas, a ENSA contribuiu para a elevação da cultura de seguros, bem como a criação de um quadro legal e regulamentar que ajuda a melhorar e modernizar o sector.

Fonte: Jornal de Angola