Inteligência Artificial ajuda Corretor de Seguros a fechar negócios no Brasil

Engana-se quem ainda pensa que a transformação digital não vai chegar ao mercado segurador. A análise é de Leonardo Rochadel, CEO da O2Obots, insurtech brasileira que, desde abril de 2017, opera exclusivamente com robôs e inteligência artificial. “A revolução que as fintechs promoveram no mercado bancário está acontecendo também no mercado segurador através das insurtechs”, enfatiza.

Na visão do empreendedor o setor está começando a conhecer os primeiros cases de uso de inteligência artificial e machine learning construídos por insurtechs brasileiras. “Algumas fomentadas pela CNseg Par, que, na minha humilde opinião, o melhor ecossistema para o desenvolvimento e fomento de insurtechs do Brasil”, diz.

O CEO da O2Obots destaca que já existem startups utilizando inteligência artificial para analisar o perfil do segurado (social score) ou mesmo o comportamento de direção do condutor do veículo (behavior drive). “Ambos os casos permitem à seguradora realizar uma precificação de forma mais personalizada”, ressalta Rochadel, que ainda lembra que há um “apagão de mão-de-obra qualificada para desenvolver inteligência artificial e machine learning globalmente”. “Tudo é muito novo”, pondera.

Rochadel explica que, no caso da O2Obots, a inteligência artificial é utilizada para vender: “Estamos utilizando machine learning e inteligência artificial para qualificar leads em grande escala e entregar oportunidades qualificadas para os corretores de seguros venderem mais”.

Ele garante que o propósito da O2Obots é fortalecer o corretor de seguros como canal de distribuição. Atualmente a empresa tem clientes em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com o empresário, as seguradoras estão receptivas a soluções que aumentam as taxas de conversão das vendas e que promovem ganhos de produtividade e eficiência. “Acreditamos que, por consequência desta receptividade com corretores, algumas seguradoras estão bastante receptivas e adotando a nossa máquina de vendas para oferecer como ferramenta de trabalho para os seus canais de distribuição”, diz Leonardo Rochadel, que ainda comenta o que buscam os investidores no setor de seguros: O que atrai investidores é a capacidade de resolver um problema grande do mercado e comprovar um modelo de negócios viável e escalável. Tecnologia está disponível para todos.

O desafio não é de tecnologia! O desafio é adaptar-se mais rapidamente aos novos hábitos dos clientes e ‘equipar’ o ecossistema já existente com ferramentas de trabalho que aumentam as taxas de conversão de vendas com menos tarefas operacionais e repetitivas (com mais eficiência) ”.

Oportunidade

Uma boa opção para quem quer saber mais sobre inteligência artificial e machine learning e entender as oportunidades que estas tecnologias trazem para os profissionais do mercado segurador é a Insuretech Connect 2018, que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Além das principais novidades do setor, a convenção oportunizará aos participantes a chance de parcerias e novos negócios.

Pelo segundo ano o CQCS é parceiro oficial da convenção, oferecendo condições especiais para inscrição do evento, com desconto de até 400 dólares para quem se inscrever até o final de abril, e um pacote que inclui passagens áreas, hospedagem, curadoria para feira e ainda uma pré conferência exclusiva para brasileiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail itc@cqcs.com.br.

FONTE: CQCS | Ivan Netto