Banco Sol introduz serviço de seguros

O Banco Sol lançou na sexta-feira, em Luanda, um serviço de seguros denominado Sol Seguros, com cinco produtos disponíveis nos ramos automóvel, viagens, multirrisco, vida e crédito, apurou o Jornal de Angola no local.

O presidente do conselho de administração do Banco Sol, Coutinho Miguel, afirmou que lançamento de Sol Seguros visa contribuir para o desenvolvimento e crescimento do mercado nacional, considerando que “o país clama por respostas que passam pela economia diversificada, assente na estabilidade e inclusão financeira, no mercado monetário e de seguros.
Coutinho Miguel disse que a instituição tomou um rumo de crescimento em várias áreas sociais, para além da função bancária, com vista a responder aos novos desafios nacionais e internacionais.

Na inauguração, o presidente do conselho da administração da Agência de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Aguinaldo Jaime, solicitou que o plano estratégico da Sol Seguros represente “a pedra de toque” para que o sector ganhe credibilidade, confiança e responsabilidade.

“Para o sector ganhar credibilidade, é necessário que, quando haja sinistros, sejam regularizados de forma célere, mas, antes disso, tem de haver, por parte dos operadores, o comprimento do dever de informação. É preciso que o assegurado saiba que coberturas é que está a contratar”, referiu.

Na altura da celebração do seguro, reiterou, é importante que o segurado saiba quais são os riscos que estão incluídos e os que estão excluídos na cobertura da apólice, para que a indústria seja sustentável.

Aguinaldo Jaime disse ainda que, apesar do sector estar a crescer, Angola está longe da média da taxa de crescimento dos seguros em África, onde a taxa de penetração ronda os 3,00 por cento, embora o país tenha um dos níveis de exigência mais elevados em termos de capital inicial para constituição de seguradoras, que é de dez milhões de dólares.

O desafio do sector, segundo o presidente da ARSEG, é fazer crescer a indústria seguradora para que a taxa de penetração suba para, num primeiro momento, situar-se ao nível da média da taxa em África e se possível ultrapassar.

Atualmente, o mercado de seguros angolano conta com 27 operadoras licenciadas, estando 22 em operações efetiva e outras a preparar a entrada no mercado.

A Sol Seguros conta com 12 colaboradores e está disponível nos 204 balcões do Banco Sol espalhados nas 18 províncias do país.

Fonte: Jornal de Angola