Mapfre Saúde dá dicas para emagrecer

Confira orientações para otimizar a perda de peso por meio de exercícios físicos.

Existe sim fórmula mágica para emagrecer com saúde –e evitar uma série de doenças associadas ao sobrepeso – e ela é bastante simples e conhecida: alimentação equilibrada e prática regular de exercícios. Nosso corpo foi feito para estar em movimento, e especialistas da Mapfre Saúde ressaltam a importância da atividade física na luta contra obesidade, mas para funcionar é necessário buscar uma prática que realmente te anime.

A Mapfre Saúde mostra três passos essenciais para perder peso:

  1. Frequência: para emagrecer é preciso praticar, pelo menos, 150 minutos de exercícios por semana – menos de 30 minutos por dia – e quanto mais melhor. Indivíduos que praticaram de 150 a 250 minutos por semana perderam entre dois e três quilos, enquanto quem se exercitou de 225 a 420 minutos perdeu até 7,5 quilos.
  2. Intensidade: obtêm maior perda de gordura corporal pessoas que, ao longo da atividade, intercalando períodos de alta intensidade com outros de recuperação. Na esteira, por exemplo, vale alternar dois ou três minutos de corrida com um ou dois minutos de caminhada, repetindo esses ciclos. A necessidade de adaptação do organismo a essas diferentes exigências de esforço acaba acelerando a queima de calorias.
  3. Aeróbico e musculação: atividade aeróbica dá mais resultado para emagrecer no curto prazo. Mas, no médio e longo prazo, os exercícios de resistência são importantes para que a perda de peso seja mantida, por conta do ganho de massa muscular. O músculo queima caloria mesmo em repouso. Ou seja, quem faz musculação com frequência perde gordura mesmo quando está sentado à frente do computador, não é só suando na academia.

FONTE: CDN Comunicação