Imprensa pode contribuir na discussão dos planos de saúde

A jornalista Mara Luquet, do My News, também participou do 2º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar que aconteceu nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. O evento organizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) teve como tema o reajuste dos planos individuais.

O reajuste anual que as operadoras de saúde aplicam aos clientes sempre traz discussões. Afinal, o reajuste dos planos obedece a inflação médica, que supera em muito a inflação de preços medida pelo IPCA. A jornalista Mara Luquet falou um pouco da cobertura jornalística do assunto. “Será que estamos abordando o assunto de forma a contribuir para a discussão? Ficar apenas no reajuste não contribui”, disse ela.

Mara contou que algumas pessoas no Brasil começam a buscar cidades que tenham uma boa estrutura de saúde pública para quando estiverem aposentadas. A crescente longevidade da população é um item sempre lembrado já que é quando se fica mais velho que aumentam as idas ao médico.

A jornalista disse ainda que o debate em torno dos custos da saúde é um problema mundial. “Muitos americanos vão cuidar da saúde na Costa Rica porque lá é mais barato, é o chamado turismo de saúde”, disse ela. Mara Luquet alertou que não pode haver ilusão: “as empresas querem lucros e claro que os custos serão repassados”, disse.

Ela alertou ainda que o sistema na forma atual não consegue fechar as contas. “Como são essas empresas que conseguem manter preço baixo? Elas têm solvência? O debate precisa ser discutido porque ele é sério e importante”, alertou.

Do lado das empresas, Mara disse que falta transparência nos dados. “O que pagamos exatamente quando entramos em um hospital, por exemplo? ”.

FONTE: CQCS | Sueli Santos I FenaSúde