Operação apreende 40 toneladas de sucata em desmanche no interior

A 62ª edição da Operação Desmanche ocorreu, nesta quarta-feira (11), em Passa Sete, na região do Vale do Rio Pardo. Um estabelecimento foi interditado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) por atuar de forma irregular e aproximadamente 40 toneladas de sucata automotiva recolhidas. A Desmanche foi designada pelo governador José Ivo Sartori para atuar na fiscalização de estabelecimentos ilegais.

O coordenador adjunto da força-tarefa, Anderson Campos, destacou que as ações serão intensificadas no interior, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade. “Estamos expandindo a operação atingindo regiões mais distantes da capital, atuando de forma efetiva em todo o RS para coibir a prática de desmanche de veículos”, informou.

Ações contra estabelecimentos irregulares serão intensificadas na região do Vale do Rio Pardo.

Desde a primeira edição, a operação resultou na interdição de 98 locais em 34 municípios. Também apreendeu cerca de cinco mil toneladas de sucata automotiva.

Trabalho integrado

A operação integra esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Detran/RS. Além disso, as peças apreendidas são encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as recicla para transformá-las em material de trabalho.

A ação já passou por 34 municípios: Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo e Sarandi.

Consulta a peças

O consumidor pode ajudar a desestimular o comércio ilegal de peças, comprando somente em empresas credenciadas no Detran/RS. Essas empresas têm na fachada o logotipo do órgão. Além disso, cada peça é vendida com código de barras e nota fiscal eletrônica. Também é possível consultar no site do Detran RS a relação de empresas credenciadas e fazer uma busca por peças e por município. Nos chamados Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), além da garantia de origem lícita, as peças passam pelo aval de um responsável técnico, que atesta as condições de segurança.

Fonte: Detran RS – Texto: Asscom/SSP – Edição: Gonçalo Valduga/Secom – Foto: Divulgação/Operação Desmanche