Indicador registra “otimismo moderado” dos executivos de seguros

Desde o final do ano passado, as expectativas das empresas de seguros têm se mantido no mesmo patamar, com indicadores de confiança se situando entre 120 e 130 pontos, sinalizando um otimismo moderado.

Isso é o que mostra o ICSS, um indicador mensal que mede a confiança do setor de seguros no Brasil, divulgado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor).

Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

“Ressaltamos que essa avaliação favorável continua espalhada entre todos os tipos de empresas analisadas – as seguradoras, as resseguradoras e as grandes corretoras”, afirma Francisco Galiza, responsável pelo indicador.

Abaixo, o gráfico do ICSS:

FONTE: Sonho Seguro